24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > CLiCA da UNICEP voltou e agora é presencial!

CLiCA da UNICEP voltou e agora é presencial!

Participantes ainda concorreram ao sorteio de livros

13/09/2022 20h31 - Atualizado há 2 anos Publicado por: Redação
CLiCA da UNICEP voltou e agora é presencial!

O CLiCA, Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP voltou e agora ele é presencial. Em agosto aconteceram três encontros, duas tertúlias sobre a obra de Itamar Vieira Junior, “Torto Arado”, nos dias 13 e 27 de agosto, e uma no dia 20 sobre a “Semana de Arte Moderna de 1922 – Literatura e Artes, aspectos gerais”, ministrada pela Prof.ª Maria Elizabeth Souza de Assis.

O professor idealizador e coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcos Antônio Gigante, falou sobre a obra de Itamar Vieira Junior: “Esta obra premiada, expressão do vigor da atual literatura brasileira, despertou muitas discussões e detalhamentos, de tal maneira que o CLiCA realizará ao menos mais uma tertúlia sobre ela no mês de setembro”.

E explicou que: “Neste ano, além do bicentenário da Independência do Brasil, temos o centenário da Semana de Arte Moderna. Por isso, a programação em movimento está agendando tertúlias que tenham relação com tais temas”.

O egresso da UNICEP, Jaime Kawakami, licenciado em História, atua na área da Educação, e citou: “’Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil’, disse o escritor Mário de Andrade na abertura da Semana da Arte Moderna em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Passados cem anos, este evento ainda é objeto de longas discussões e polêmicas onde até então havia a preocupação em criar uma cultura legitimamente nacional, sem interferência estrangeira”. E afirmou sobre a tertúlia da Semana da Arte Moderna: “De forma clara e objetiva, a professora logrou trazer todo o processo que se deu (e se dá) aqueles dias que abalaram o mundo artístico e cultural brasileiro, para parafrasear o jornalista estadunidense John Reed”.

Além de tudo os participantes ainda concorreram ao sorteio de livros!

E fique atento às próximas datas dos encontros, que acontecem sempre das 9h às 12h, na UNICEP:

– 17 de setembro: “O dia em que Dionísio tirou Apolo para dançar”, livro do Prof. Tadeu Marcato, que ministrará a tertúlia.

– 24 de setembro: Itamar Vieira Junior, “Torto arado” (tertúlia 3).

Lembrando que o clube é aberto à comunidade e a participação é gratuita. O evento além de enriquecer o repertório pessoal e profissional, também gera certificados de três horas de atividades extracurriculares.

Inscreva-se: www.unicep.edu.br/clica

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x