18 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Companhia apresenta peça inspirada na obra de Virginia Woolf

Companhia apresenta peça inspirada na obra de Virginia Woolf

28/07/2012 12h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Companhia apresenta peça inspirada na obra de Virginia Woolf

A companhia de teatro Av.2 apresenta neste sábado, 28, no Teatro Municipal Dr. Alderico Vieira Perdigão o espetáculo “Uma Sociedade” inspirado na obra de Virginia Woolf, a partir das 20h.

A peça se passa na Inglaterra no inicio do século XX e conta a história de oito amigos, Jinny, Grace, Jane, Helen, Olive, Poll, Willian e George que sempre se reúnem para tomar chá. Eles são surpreendidos por um surto de Poll, a pessoa mais inteligente entre eles, no qual ela desperta a consciência do grupo de que apesar de lerem muito, serem cultos e bem educados, nenhum deles possui de fato, experiência prática sobre os vários assuntos que sempre discutem e lêem. O grupo então decide formar uma sociedade, a “sociedade do sacrifício” que tem como objetivo experimentar mais a vida, indo a lugares diferentes e fazendo coisas inusitadas, e como garantia de que todos o farão, os amigos fazem um juramento de fazer o que lhe é mais precioso.

A produtora e atriz da peça, Ana Pessoa, conta que a partir desse ponto da história, os amigos vão descobrindo e se surpreendendo com as coisas que vão lhes acontecendo, tanto no bom como no mal sentido. “Os oito amigos passam cinco anos nessa empreitada onde surgem questões e questionamentos. Todos ficam muito mudados e a sociedade está prestes a ruir, quando a vida lhes força a viver uma experiência muito além do que já haviam estudado, pesquisado, ou até mesmo imaginado, que foi vivenciar a Primeira Guerra Mundial”.

“Para nosso espetáculo escolhemos três temáticas principais: coletividade versus individualidade, alienação e o questionamento do que seria viver de verdade. Oito personagens alienados que vivem num círculo restrito saem em busca de viverem de verdade, mas o que é isso afinal? Viver de verdade é apenas fazer uma porção de coisas diversas daquilo que geralmente fazemos? Ou seria experimentar de fato qualquer situação? Até que ponto somos capazes de fazer concessões de nossas individualidades e individualismos em prol de um coletivo? Será possível um coletivo tão heterogêneo constituir uma sociedade? Cada personagem, por meio de um sacrifício, traça uma jornada simbólica derivada dessas temáticas”, diz Ana Pessoa.

O espetáculo “Uma Sociedade” faz parte do projeto de conclusão de curso de alunos da Unicamp. Orientados pelo orientador Matteo Bonffitto e auxiliados pelo preparador corporal Lineker Oliveira a peça foi criada coletivamente. “A partir de um conto de Virgínia Woolf e outras referências contemporâneas da autora como Nijinski, Isadora Duncan, Oscar Wild, Freud, Schopenhauer, a coletividade, o feminismo, a etiqueta e a tradição do chá. Assim criamos os personagens e posteriormente as cenas”, finaliza Ana.

 

Divulgação

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x