17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Confira a programação do Cineclube CDCC

Confira a programação do Cineclube CDCC

08/03/2019 06h18 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Confira a programação do Cineclube CDCC

Com sessões gratuitas aos sábados, às 20 horas, o Cineclube do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos, promoverá a seguinte programação no mês de março de 2019:
9 – Tudo que o Céu Permite
All That Heaven Allows, EUA, 1955, Romance, 89 minutos Direção: Douglas Sirk Elenco: Jane Wyman, Rock Hudson, Agnes Moorehead
A protagonista da trama é Cary Scott, uma viúva de 40 anos da alta sociedade americana, mãe de dois filhos, porém ainda atraente. Ela é desejada por vários homens de seu ciclo social, mas há tempos não sabe o que é viver um amor após a morte de seu marido. Sua vida muda quando ela conhece seu novo jardineiro, Ron Kirby, um jovem de 25 anos que desistiu de buscar e desfrutar das regalias do american way of life, abandonando tudo para cuidar de árvores e aproveitar uma vida pacata no meio da floresta.
Sentindo-se atraída por Ron, Cary reluta até aceitar seus sentimentos por ele, dos quais mostram-se recíprocos pelo jovem rapaz. Então os dois passam a viver um romance, mas logo encontram problemas nessa relação: julgamentos. Rapidamente, o caso passa a repercutir na cidade, principalmente dentro do círculo social de Cary, julgando-a por ser muito mais velha do que seu parceiro. Não sendo o bastante, seus filhos também se mostram contra esse relacionamento e todos começam a tentar convencê-la a não aceitar o pedido de casamento de Ron, que se demonstra ser imparcial em relação a diferença de idades do casal. Agora, Cary precisará tomar uma decisão: se importar com o julgamento social e zelar sua imagem ou deixar de dar ouvidos às críticas e viver essa nova paixão.
Nesta trama, Douglas Sirk, que dirigiu diversos e respeitáveis melodramas hollywoodianos durante a década de 50, não deixa a desejar quando se trata de críticas sociais, principalmente no que tange aos preconceitos por parte da classe média americana e do consumismo exacerbado do período pós-guerra, onde o “estilo americano de viver” era o objetivo de vida dessa época. Muitos aspectos dessa crítica são explorados de forma sútil durante o longa, dando a este filme não apenas o status de apenas mais um romance, mas sim uma obra atemporal que abre espaço de análise em como podem ser tóxicas as relações humanas e do que abrimos mão quando queremos viver um verdadeiro amor.
Douglas Gomes Lima dos Santos
NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações humanas
Contém: Diálogo adulto.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x