Confira a programação do II Seminário Viagens da Língua do Museu da Língua Portuguesa
Conferência de abertura presencial tem participação da cientista da computação Nina da Hora e da escritora Ana Rüsche
![Confira a programação do II Seminário Viagens da Língua do Museu da Língua Portuguesa](https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2023/12/materia-2-6.jpeg)
O II Seminário Viagens da Língua debaterá, entre 6 e 8 de dezembro, a relação entre a língua e as tecnologias, considerando desde as possibilidades técnicas até suas dimensões sociais e culturais. O evento é organizado pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Um dos destaques é a conferência de abertura Língua como tecnologia de criação de mundos, no dia 6 (quarta-feira), às 19h. Realizada de modo presencial, no Auditório do Museu, ela vai contar com a participação da cientista da computação Nina da Hora e da escritora Ana Rüsche. Nina é uma das referências quando o assunto é ética e inteligência artificial, além de ser diretora do Instituto da Hora e colunista do MIT Technology Review Brasil, publicação ligada ao MIT (Massachusetts Instittute of Technology). Autora de A telepatia são os outros (Monomito), finalista do prêmio Jabuti, Rüsche faz pesquisa de pós-doutorado sobre ficção científica e mudança climática. Para assistir ao debate, é preciso fazer inscrição gratuita por meio do formulário deste link.
Nos outros dois dias, docentes, artistas e escritores vão compartilhar estudos científicos e experiências que contribuam para uma reflexão e aprofundamento sobre essa questão, tão fundamental para o Museu da Língua Portuguesa. Gratuitas, as mesas de apresentações de trabalho e rodas de conversa vão ser virtuais, transmitidas pelo YouTube do Museu.
As pesquisas que serão divulgadas se relacionam com dois temas principais do seminário: 1. Língua, pesquisa e tecnologias e 2. Língua, interação e tecnologias. Para acompanhar as apresentações, não é preciso se inscrever e nem pagar nada. Haverá a emissão de certificado de participação.
Dois cursos, oferecidos na sala multiuso do Museu, no formato presencial, também estão agendados na programação. Para participar, é preciso fazer inscrição, também gratuita, pelo Sympla (links abaixo).
Confira abaixo a programação completa:
Dia 6/12 (quarta-feira)
19h
Conferência de abertura: Língua como tecnologia de criação de mundos
Com Ana Rüsche e Nina da Hora
No Auditório do Museu da Língua Portuguesa (sem transmissão virtual)
Inscrição gratuita pelo formulário deste link – haverá emissão de certificado
Entrada pela bilheteria do pátio A do Museu, a partir das 18h
20h
Intervenção artística: Poesia verbo-visual em Libras + intervenção sonora
Com Fábio Silva e Daniel Minchoni
No Auditório do Museu da Língua Portuguesa (sem transmissão virtual)
Dia 7/12 (quinta-feira)
9h
Mesa 1: Caminhos da Linguística computacional
Com Marcus Maia (UFRJ), José de Souza Muniz Júnior (CEFET-MG) e Maria Carolina Coradini (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Sem necessidade de inscrição – haverá emissão de certificado de participação
10h
Mesa 2: Tecnologia, preservação e línguas originárias
Com Adriano Clayton da Silva (UFAM), Jhessica Victoria Santos da Silva (Unicamp) e Luis dos Santos Miguel (Unesp)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Sem necessidade de inscrição – haverá emissão de certificado de participação
11h
Roda de conversa: Língua, pesquisa e tecnologia
Com Vitor Nóbrega (USP), Melanie Campilongo (Michael Page; Telus International Inc) e Guilherme Meneses (Associação Povos da Terra – APOTI)
No YouTube do Museu da Língua Portuguesa
Sem necessidade de inscrição – haverá emissão de certificado de participação
14h30
Curso: Criação de jogos e o multiletramento
Com Gilson Schwartz (ECA-USP)
O minicurso propõe uma revisão de conceitos, métodos e práticas pedagógicas voltadas à interação entre inteligências artificiais, lúdicas e antropofágicas. Cada participante vai experimentar e criar pelo menos um pré-projeto de jogo analógico ou digital.
Na sala multiuso do Museu da Língua Portuguesa
Inscrição pelo Sympla – haverá emissão de certificado de participação
Entrada pelo Saguão B do Museu a partir das 14h