27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Democracia, segurança e diversidade religiosa são alguns dos temas debatidos na 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Democracia, segurança e diversidade religiosa são alguns dos temas debatidos na 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Evento vai exibir 18 filmes nacionais em todas as capitais do país, com entrada gratuita

14/03/2024 09h02 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Democracia, segurança e diversidade religiosa são alguns dos temas debatidos na 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos

Democracia, prevenção e combate ao genocídio, segurança e diversidade religiosa são alguns dos temas que serão debatidos durante a 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos que acontece em todas as capitais do país. Promovido pelos Ministérios da Cultura (MinC) e dos Direitos Humanos e da Cidadania, a Mostra, cujo tema é “Vencer o ódio, semear horizontes” vai exibir 18 filmes nacionais, com entrada gratuita. A abertura foi nesta segunda-feira (11) no Sesc Estação 504 Sul, em Brasília (DF), e contou com as presenças das secretárias do Audiovisual, Joelma Gonzaga, e da Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

A 13ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos retorna após uma pausa em 2018. Pela primeira vez a unidade do Sesc na 504 Sul, sedia o evento, substituindo o tradicional Cine Brasília, que passa por reformas. O público brasiliense poderá acompanhar os filmes e discussões até o dia 13.

Segundo Márcia Rollemberg, a Mostra traz uma particularidade de produção de vídeos de temas fundamentais para a sociedade. “É uma mostra de filmes que leva à reflexão, à questão da cultura de paz, direito às diferenças e à convivência e ao respeito. Ela [Mostra] vai acontecer em uma rede ampliada de difusão”, explicou.

Para Joelma Gonzaga, secretária de Audiovisual do MinC, os temas fortalecem a conexão entre cultura, audiovisual e direitos humanos. “A concretização desta parceria para a retomada da Mostra é mais um passo na direção de fortalecer a cultura. Estamos especialmente felizes por podermos semear horizontes, como bem diz o tema desta edição, por meio da programação de filmes que chegará, em sua primeira etapa, a todas as capitais do país e em 257 pontos de exibição espalhados por 177 cidades do Brasil durante a Mostra Difusão”, disse.

OFICINAS E DEBATES

Os debates previstos ainda incluem temas como enfrentamento ao extremismo, direito à participação política, segurança, memória, verdade, saúde mental, cultura e educação.

As oficinas sobre cinema e educação, que vão ocorrer entre os dias 12 e 15 de março, têm foco na formação de professores da educação básica da rede pública. A Universidade Federal Fluminense emitirá certificados para os participantes que completarem a carga horária estipulada.

HOMENAGEM

Nesta edição, a mostra presta homenagem a Silvio Tendler, cineasta, documentarista, professor e historiador, cujo documentário autobiográfico mais recente é o “Nas Asas da Pan Am”.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x