Nesta quinta-feira (11), a partir das 20h, o Espaço Múltiplo abre as portas para celebrar a aprovação da Lei Municipal que inclui o Dia do Choro em São Carlos. A celebração terá show com a Academia do Choro , composta por Leo Ozawa, Keila Yonashiro, Tiago Veltrone e Rafael Meira.
O Espaço Múltiplo está localizado na Rua Luiz Vaz de Toledo Piza, 246, Vila Lutfalla, São Carlos/SP. As reservas de mesa pode ser feitas pelo fone: 16 99263-0800.
NO CALENDÁRIO
Aprovada proposta na Câmara, no último dia 9, São Carlos passa a ter em seu calendário oficial o Dia do Choro.
O choro, além de ser um gênero musical autêntico brasileiro, é um grande representante da cultura do país, e nossa cidade passa a ter a oportunidade de homenageá-lo.
O choro nasceu no final do século XVIII, no Rio de Janeiro, e tem grandes representantes, tais como, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Antônio da Silva Callado, o pai do choro, entre outros.
Um dos nomes mais importantes desse gênero musical é Alfredo da Rocha Vianna filho, o Pixinguinha: músico maestro, compositor, arranjador e o maior responsável pela difusão do choro no pais. Assim, o choro atravessa gerações, chegando aos dias atuais com estudantes e pesquisadores sedentos por esse estilo musical. Com honra e mérito, comemoramos o Dia Nacional do Choro na data de nascimento de Pixinguinha (23 de abril).
Nesse sentido, o músico São-carlense Tiago Veltrone, que há mais de dez anos desenvolve atividades voltadas ao choro na cidade, recorreu à vereadora Raquel Auxiliadora. Voraz quando se trata de cultura, a vereadora Raquel protocolou uma lei na Câmara Municipal de São Carlos que foi aprovada por unanimidade.
Então hoje, a cidade de São Carlos passa a ter em suas datas comemorativas o Dia do Choro. Uma grande conquista para a cultura brasileira, mais ainda para a nossa cidade.
VIVA O CHORO, SARAVÁ PIXINGUINHA.
