27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Diversidade artística marca São Carlos

Diversidade artística marca São Carlos

14/09/2013 18h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Diversidade artística marca São Carlos

Nem só de música é feita a arte e a cultura e este sábado é a prova de que arte existe para todos os gostos. Neste sábado, 14, a cidade recebe no Festival Contato, a peça premiada os Boêmios de Adoniran, muita dança no Sesc. Além disso, a cidade é palco de vários shows.

 

No Sesi este sábado será do forró, a Família Virgulino. O show conta com o mais autêntico sotaque de forró, daqueles que aprenderam por “viver” o ritmo desde sempre, com repertório baseado nos grandes nomes do gênero alem das canções próprias é perfeito para quem quer um “arrastapé” daqueles de levantar poeira, festas juninas e divertimento garantido.

Começa oficialmente o projeto Dança Rima com Criança. Durante os dias 8 à 13 o projeto aconteceu fora da unidade SESC São Carlos. A partir do dia 14 passa a acontecer na sede. Para dar inicio a semana o público poderá apreciar o espetáculo “Tetê a Tetê”. Esta peça é como entrar em um desenho animado, colorido e engraçado. O personagem tem uma cabeça enorme e vive muitas aventuras, indo do seu nascimento até sua vida adulta. 

No Centro Cultural da USP acontecerá um recital com do Projeto Tom Maior recebe o cantor e compositor Gu Siqueira. Neste show o músico apresenta canções de seu mais novo trabalho: Gu Siqueira e Offbeat. O repertório conta, ainda, com releituras de canções e com a participação do músico libanês Ashraf El Droubi.

No Instituto Cultural Ítalo Brasileiro o grupo Sampa Crew fará a festa de comemoração dos seus 25 anos. O Sampa Crew apareceu em 1987 na coletânea O Som Das Ruas. Mudou o caráter engajado para algo mais romântico passando também por algumas formações. O Grupo assinou contrato com a Gravadora Sony em 1993 depois de emplacar alguns sucessos. Eterno Amor, Se me lembro faz doer e Mesmo Assim foram os grandes primeiros sucessos.

Além disso tem Festa do Milho na vila Prado, para quem gosta de toda culinária que tem o milho como base, poderá aproveitar o fim de semana.

 

FESTIVAL CONTATO

A programação do Festival CONTATO contempla atividades para todas as idades e todos os gostos.  Logo pela manhã começa a primeira parte da Oficina de Stencil na Teia – Casa de Criação, que vai das 10h às 16h. A partir das 14h, um arrastão vai sair do Calçadão e vai até a Praça dos Voluntários da Pátria, com o batuque do Maracatu Rochedo de Ouro. O Contatinho, para a criançada, está recheada de atividades físicas, pedagógicas e culturais, aproveitando o tema da sustentabilidade proposto pelo Contato Verde. Essas atividades começarão às 10h e vão contemplar também as oficinas Bonecas de Amarração, Tye-Die, Yoga, a Intervenção de Palhaços e o Teatro de Animação, todos na Praça Voluntários da Pátria. Já na programação do Contatão, a praça receberá a exposição do Varal de Memórias, exposta durante todo o fim de semana, e a Monitoria de Cobertura Colaborativa, a apresentação da Oficina de Paródias e as apresentações de Música e Dança do Grupo de Idosos UATI, na Praça Pedro de Toledo. Na programação musical, os tão esperados shows que acontecerão na Praça Pedro de Toledo a partir das 16h, com a apresentação de Paulo Almeida, Peri Pane, Cambriana, Curumin e Lucas Santtana. Lembrem-se que durante todo o dia acontece a V Feira de Economia Solidária na Praça dos Voluntários da Pátria. E a programação não para por aí: após os shows ainda tem o segundo dia de Saia Para Dançar, no GIG e no Seven Pub, que apresentam duas festas por apenas um ingresso!

 

 

OS BOEMIOS DE ADONIRAN

Não é uma peça biográfica ou que explique as obras do grande compositor Adoniran Barbosa, mas uma historia criada a partir dos personagens das canções do sambista. Uma forma de homenagear um ídolo. A responsável pelo texto, coreografia e também uma das protagonistas, Juliana Lucilha. Em entrevista para o programa Cultura Urbana da Justin TV, Juliana e seu marido e ator, Thiago foram entrevistados sobre o musical. Na ocasião Juliana explicou como teve a idéia de montar este espetáculo, sua paixão pela linguagem e também por Adoniran Barbosa. Esta montagem foi feita no ano do centenário do cantor. Os Boêmios de Adoniran vencedor do Prêmio Bibi Ferreira 2012-2013 como  Melhor Espetáculo Musical “VOTO POPULAR”  A Premiação aconteceu ontem 09 de setembro de 2013 no Teatro Bibi Ferreira e Prêmio de Melhor Espetáculo no Festival de Teatro de São Paulo 2011 e Prêmio de Melhor Projeto Sonoro pela Cooperativa Paulista de Teatro 2010.

Conta a história de João que após receber a carta de um velho amigo, retorna depois de  30 anos a rua em que morou quando era jovem. Ao chegar à Rua Aurora, encontra Jacó um velho turco que sempre morou ali. A partir deste momento os dois começam a reviver histórias do passado onde a música, o modo de vida simples e a boemia paulistana estavam sempre presentes.

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x