27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Divulgado Resultado Preliminar da Etapa de Habilitação do Edital de Premiação Sérgio Mamberti

Divulgado Resultado Preliminar da Etapa de Habilitação do Edital de Premiação Sérgio Mamberti

Prazo para recurso vai até terça-feira (26)

26/03/2024 08h31 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Divulgado Resultado Preliminar da Etapa de Habilitação do Edital de Premiação Sérgio Mamberti

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), divulgou, nesta sexta-feira (22), o Resultado Preliminar da Etapa de Habilitação do Edital de Premiação Sérgio Mamberti, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU). A publicação apresenta a situação das candidaturas selecionadas após a análise da documentação enviada, segundo os critérios do edital.

Os candidatos considerados inabilitados terão até 23h59 (horário de Brasília) de terça-feira (26) para apresentar recurso à Comissão Técnica de Habilitação, a partir do preenchimento do modelo do Formulário de Pedido de Recurso – Etapa de Habilitação (Anexo 12), assinado de forma eletrônica, de próprio punho ou com a impressão digital, contendo as justificativas e explicações das razões pela discordância do resultado, além do envio da documentação complementar ou adicional ausente para verificação e possíveis ajustes.

O pedido de recurso deverá ser encaminhado, preferencialmente, para o e-mail [email protected] ou via postal, no seguinte endereço:

Destinatário: Edital de Seleção Pública MinC nº 8, de 31/08/2023
Edital de Premiação Cultura Viva – Sérgio Mamberti,
Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural/MinC
Endereço: Ministério da Cultura
Esplanada dos Ministérios
Bloco “B”, Sala T-16 – Protocolo Central
Brasília/DF – CEP 70.068-901

Sobre o prêmio

Com o objetivo de potencializar a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) e valorizar as culturas populares, tradicionais e indígenas, além da diversidade brasileira e dos Pontos e Pontões de Cultura, o Edital de Premiação Cultura Viva Sérgio Mamberti reconhecerá 1.117 iniciativas culturais distribuídas entre todas as regiões do país. Os prêmios somam mais de R$ 33 milhões, sendo o maior investimento da história da PNCV nesta modalidade

Trata-se do reconhecimento da contribuição dos agentes culturais, como os mestres e mestras das culturas populares, e da cultura de base comunitária nos quatro cantos do país. O edital também certificará como pontos de cultura os grupos/coletivos e instituições culturais sem fins lucrativos classificados, além de premiar pontos e pontões já certificados. Cada premiação tem o valor de R$ 30 mil.

Confira as categorias do Prêmio Sérgio Mamberti:

– Prêmio Culturas Populares e Tradicionais – Mestre Lucindo: atuação de mestres e mestras dos saberes e fazeres, grupos, coletivos e instituições culturais que promovem as culturas populares e tradicionais brasileiras.
– Prêmio Culturas Indígenas Vovó Bernaldina: iniciativas culturais que promovem e preservam as manifestações culturais indígenas em seus territórios.
– Prêmio Diversidade Cultural: iniciativas culturais protagonizadas por pessoas idosas, com deficiência, comunidade LGBTQIA+ e pessoas com transtornos mentais.
– Prêmio Pontos de Cultura Viva: atividades culturais desenvolvidas por Pontos de Cultura e/ou grupos, coletivos e instituições privadas sem fins lucrativos. No certame elas podem, se classificadas, receberem a certificação de Ponto de Cultura, integrando a Rede Cultura Viva nas comunidades onde atuam.

O edital homenageia o ator, produtor, diretor, autor e artista plástico Sérgio Mamberti (1939-2021), mestre das artes cênicas, que lutou pela inclusão da diversidade na macropolítica da cultura. Como gestor público, participou da equipe do MinC, tendo sido o proponente e primeiro dirigente da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x