4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Duas peças encerram o 1° Festival São-carlense de Teatro

Duas peças encerram o 1° Festival São-carlense de Teatro

20/07/2013 20h55 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Duas peças encerram o 1° Festival São-carlense de Teatro

Um dos espetáculos mais aguardados da programação, a peça Ivan e os Cachorros, acontece neste domingo, 21, e no Sesc, às 19h, no encerramento do 1° Festival São-carlense de Teatro. Grupos e companhias teatrais se apresentaram por toda a semana na cidade, divididos em três palcos, o Teatro Municipal, a Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, além do próprio Sesc. Peças também foram encenadas na Praça do Mercadão – hoje, o teatro de rua ocupa a Praça da XV – e workshops foram ministrados por especialistas na Oficina Cultural.

 

 

Ivan e os Cachorros – A peça foi escrita pela premiada autora inglesa Hattie Naylor, baseada em uma história real passada em Moscou na década de 1990, sobre uma realidade infelizmente conhecida por muitos em diferentes partes do mundo. Ivan é inspirado em Ivan Mishukov, que dos quatro aos seis anos de idade, foi uma das cem milhões de pessoas que viveu nas ruas. Entretanto, foi um dos únicos que só sobreviveu por que contou com a ajuda e a companhia de uma matilha de cães.

Para essa primeira montagem na América Latina, a equipe é formada por Fernando Villar na direção e tradução, Eduardo Mossri é o protagonista, a iluminação fica a cargo de Marisa Bentivegna (vencedora do Prêmio Shell de 2011 e 2012), além do cenógrafo Ulisses Cohn. Completam a equipe os artistas plásticos radicados em Oslo, na Noruega, Mônica Luni e o catalão Oriol Abella, e a sensível e inédita trilha do compositor Gregory Slivar (vencedor do Prêmio Shell de 2012). A peça dura 70 minutos e é indicada a maiores de 12 anos.

 

Teatro de rua – A Companhia Cênica encenará hoje o espetáculo Auto da Anunciação em duas oportunidades na Praça da XV, às 10h e às 15h. Na peça, uma comitiva de viajantes sertanejos descansa depois de mais um longo dia de caminhada. Ao fazer sua oração, sob a noite iluminada por uma estrela cadente, relembra a história do nascimento de Jesus. A narrativa se desenrola em canto, prosa e verso, perpassando o momento em que Maria conhece José, a anunciação da vinda do menino Jesus pelo anjo Gabriel, a alegria da prima de Maria, Isabel, o temor de Herodes por perder seu trono, o nascimento de Jesus em uma gruta simples em Belém e a visita dos três reis magos. Concebido sob a perspectiva do cotidiano desses sertanejos, o “Auto da Anunciação” desloca essa milenar história para o tempo presente.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x