27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Editora da UFSCar lança livro sobre os índios no Estado de São Paulo

Editora da UFSCar lança livro sobre os índios no Estado de São Paulo

21/08/2016 16h18 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Editora da UFSCar lança livro sobre os índios no Estado de São Paulo

A Editora da Universidade Federal de São Carlos (EdUFSCar) publicou o livro “Povos Indígenas em São Paulo”, organizado por Amanda Cristina Danaga e Edmundo Antonio Peggion. A publicação reúne artigos de pesquisadores que aprofundam diversos assuntos relacionados à história e à cultura indígena, além de abordar estudos etnográficos e a resistência dos povos indígenas na defesa de suas tradições e modo de vida.

Os textos são direcionados a pesquisadores e professores do ensinos Médio e Fundamental. A obra reúne artigos de diversos pesquisadores que se dedicam aos estudos dos povos indígenas no Estado de São Paulo. Os artigos trazem reflexões que tentam articular os estudos etnográficos com o debate acadêmico atual e, ao mesmo tempo, mostrar como os povos que habitam São Paulo resistiram e ainda resistem na defesa de seus direitos e de seus modos de vida. São textos que carregam relatos de experiências recentes e de modos de organização e luta pela terra. A tentativa é mostrar que os povos indígenas no estado são atuais, vivem na contemporaneidade e podem contribuir com nosso presente, mostrando que há certos valores e perspectivas que resistem a todo tipo de pressão. O livro é iniciado pelo capítulo “Vida e morte do índio: São Paulo colonial”, escrito por John Manuel Monteiro e publicado originalmente em 1984.

Atualmente, Amanda Danaga é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFSCar e Edmundo Peggion é docente do Departamento de Antropologia Política e Filosofia da Unesp de Araraquara. O livro já está disponível no site www.editora.ufscar.br.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x