5 de Março de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Em novo episódio, Duda Fuça visita o Museu Afro Brasil

Em novo episódio, Duda Fuça visita o Museu Afro Brasil

Resultado da visita foi ao ar nesta quarta-feira (29) e está disponível no canal do Youtube @cultsp

02/12/2023 07h24 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Em novo episódio, Duda Fuça visita o Museu Afro Brasil

Em mais uma ação pela valorização da cultura negra no estado de São Paulo, desta vez, a mascote da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Duda Fuça, visita o Museu Afro Brasil Emanoel Araújo. No episódio da websérie “Se é Cultura, a Duda Fuça”, que está disponível no canal @cultsp no YouTube, nesta quarta-feira (29), às 15h, a exploradora conheceu o acervo que conta com mais de nove mil peças e contam a história do Brasil, entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas, de autores brasileiros e estrangeiros, produzidos entre o século XVIII e os dias de hoje.

A mascote conversou com uma educadora da casa, Mariana Per, que trouxe mais esclarecimentos sobre os conceitos e obras ali presentes, abordando temas como a religião, o trabalho, a arte, a escravidão, entre outros, ao registrar a trajetória histórica e as influências africanas na construção da sociedade brasileira.

Este é um projeto inovador do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, trazendo uma linguagem dinâmica e de fácil compreensão para as crianças, sobre a história e o patrimônio cultural de São Paulo.

Integrando a programação que celebra o Dia da Consciência Negra, a iniciativa do Estado oferece a oportunidade de explorar as ricas histórias dos equipamentos culturais paulistas de forma dinâmica e lúdica.

Se é Cultura, a Duda Fuça

A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela vai levar as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.

No primeiro episódio da websérie, “Duda Fuça” mostrou a história da icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista. O vídeo apresentou ainda uma entrevista com a secretária da Cultura, Marília Marton, que falou sobre o papel da pasta na gestão pública.

Já o segundo episódio contou com um passeio pelo Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas. Por meio de experiências interativas, em sua maioria, o espaço busca expandir o conhecimento sobre ciência e tecnologia.

E, no terceiro episódio, a websérie mostrou o universo circense no Mundo do Circo SP, ressaltando a importância do espaço e suas atrações, O lugar foi criado para valorizar as experiências lúdicas e afetivas deste universo tão divertido e emocionante.

Sobre o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo

O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo administrada pela Associação Museu Afro Brasil – Organização Social de Cultura. Inaugurado em 2004, a partir da coleção particular do seu diretor curador, Emanoel Araujo (1940-2022), o museu é um espaço de história, memória e arte.

Localizado no Pavilhão Padre Manoel da Nóbrega, dentro do mais famoso parque de São Paulo, o Parque Ibirapuera, o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo conserva, em cerca de 12 mil m², um acervo museológico com mais de 9 mil obras, apresentando diversos aspectos dos universos culturais africanos e afro-brasileiro e abordando temas como religiosidade, arte e história, trabalho e tecnologia, a partir das contribuições da população negra para a construção da sociedade brasileira e da cultura nacional. O museu exibe parte deste acervo na exposição de longa duração e realiza exposições temporárias.

Serviço

Endereço:

Av. Pedro Alvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera – próximo ao Portão 10.

Horário de Funcionamento:

3ª feira a domingo – das 10h às 17h (permanência até 18h).

Nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro, o Museu estará fechado.

Ingresso:

Entrada inteira: R$ 15,00 e meia entrada: R$ 7,50

Grátis às quartas-feiras.

Mais informações em:

www.museuafrobrasil.org.br

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x