Qualificação em Artes

Espetáculos grátis chegam a mais de 20 cidades

GESP/Agência SP

Agência SP

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, realiza a Mostra PQT Edição 2025 – Municípios. A programação percorre cidades paulistas em parceria com grupos de dança atendidos pelo Programa de Qualificação em Artes – Teatro do CULTSP PRO, sob coordenação de Sergio Ferrara e supervisão artística de Josuel Tavares de Luna. No total, serão vinte apresentações distribuídas em mais de vinte municípios, todas gratuitas.

O CULTSP PRO é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão.

O Programa de Qualificação em Artes é focado na orientação artística de grupos, companhias e núcleos de dança e teatro. A Mostra se configura como espaço de difusão formativa dos processos de orientação e criação artísticas. A etapa final do programa, que encerra as atividades artísticas e pedagógicas, será realizada em novembro no município de Tupã. Antes disso, nos meses de setembro e outubro, diferentes coletivos ocuparão palcos de variados territórios, apresentando aberturas de processos, cenas ou espetáculos completos, fortalecendo a articulação regional. As ações poderão acontecer nas próprias sedes dos grupos, em teatros das cidades ou em mostras locais.

A programação começa em Embu das Artes com o espetáculo Clube do Livro, do Grupo Apollo, que traz a personagem Sherlocka Holmes em uma trama de mistério em torno de um clube literário repleto de mortes inesperadas. A direção é de Bell Talarico, a classificação é 14 anos e as apresentações acontecem nos dias 3 e 4 de outubro no Centro Cultural Mestre Assis (no Largo 21 de Abril, nº 29, no Centro), e nos dias 17 e 18 de outubro no Centro Cultural Santo Eduardo (na Rua Ursa Maior, 622-748, no Jardim do Colégio). O projeto é realizado pela Lei Aldir Blanc.

No município de Teodoro Sampaio, o Grupo Viva Arte Cia de Teatro apresenta Dom Quixotesco, que revisita a jornada do cavaleiro em meio a desafios contemporâneos. A direção é de Léo Ramos, a classificação é livre e a apresentação acontece no dia 8 de outubro às 19h30 no espaço Lorisa Festas, localizado na Rua Leonardo Lopes Corado, nº 574, na Vila Penteinho. A reserva de convites deve ser feita pelo WhatsApp (18) 98157-6758.

Em Cubatão, a Cia Tevia traz Clownbaret dos Horrores no dia 18 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Incena Brasil, localizado na Rua Marechal Rondon, nº 250, no Parque Fernando Jorge. A montagem conduzida por Rejane Bar mistura risos e segredos que culminam em um crime misterioso. A classificação é a partir de 12 anos e os ingressos devem ser retirados uma hora antes no local.

O Grupo Ação em Cena se apresenta em Guaratinguetá com Recortes de uma Sociedade Caótica no dia 18 de outubro, às 19h30, no Auditório do Museu Frei Galvão, na Praça Conselheiro Rodrigues Alves, nº 48. A dramaturgia e direção são de Jorge Abdalla e Lucilena Amann. A classificação é a partir de 14 anos.

Em Santa Gertrudes, o Grupo Caboclo Ventura encena Entre Asas, Antenas e Baygon! no dia 19 de outubro, às 18h, no Auditório Municipal Leandro Filier Netto, dentro do Centro Cultural Isidoro Demarchi, na Rua 01, nº 790, Centro. A direção é de Brenda Seneme, a classificação é 16 anos.

Na mesma data, 19 de outubro, às 16h, a Cia Ziriguidum apresenta Um Causo de Fé no Parque Ecológico Municipal Anthero dos Santos, localizado na Avenida Dr. Ariberto Pereira da Cunha, 2, Portal das Colinas, em Guaratinguetá. O espetáculo de rua celebra a cultura popular com classificação livre.

No dia 25 de outubro, às 20h, o público de Santos confere o espetáculo Eternos do Taetro de Teatro. A montagem reflete sobre temas bíblicos com direção de Maria Tornatore. A apresentação acontece no Sesi Santos, na Avenida Nossa Senhora de Fátima, nº 366, Chico de Paula. A classificação é 16 anos e os ingressos devem ser retirados uma hora antes no local.

No município de Descalvado, o Grupo Era apresenta Causos de Família no dia 26 de outubro, às 18h30, na Sala Prof.ª Georgina Lefcadito Álvares, localizada na Rua Benedito Barbosa Adorno, nº 71, no Jardim do Lago. A classificação é 14 anos, e os ingressos devem ser retirados no local 30 minutos antes.

Também no dia 26 de outubro, às 15h, Ribeirão Preto recebe Mahagonny, versão contemporânea da obra de Brecht encenada pelo Grupo Gorki sob direção de Antonio Resende. A apresentação será na Rua Iara, nº 42. A classificação é 16 anos.

No dia 30 de outubro, Jundiaí recebe o espetáculo De Novo, Alice, da Cia Fênix, às 20h, na sede do grupo, localizada na Rua São Pedro, nº 134, na Vila Joana. A direção é de Bianca Mellace, e a classificação é livre.

Birigui recebe no dia 31 de outubro, às 19h, o espetáculo Devorar, do Grupo Terceiro Andar, no Teatro Sesc Birigui, na Rua Manoel Domingos Ventura, nº 121, Vila Xavier. A direção é de Zé Reis. A classificação é 12 anos e os ingressos serão distribuídos a partir das 18h no local.

A programação desta fase se encerra em Lorena, com o espetáculo Cumulonimbus, do Grupo Cássio B, no dia 9 de novembro, às 20h, no Teatro Teresa D’Ávila, localizado na Avenida Peixoto de Castro, nº 539, Cruz. A direção e dramaturgia são de Cássio Borges e a classificação é livre. Em breve, serão divulgadas novas cidades que também farão parte da Mostra Regional.

PROGRAMA

O CULTSP PRO – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa voltado à formação e qualificação do setor cultural e criativo no Brasil. Dividido em seis escolas temáticas, o CULTSP PRO oferece formações alinhadas às diferentes áreas da cultura e economia criativa. As escolas abrangem desde artes cênicas, produção musical e cenografia até curadoria, gestão de museus, audiovisual, games, design gráfico, fotografia, gastronomia, moda sustentável e empreendedorismo cultural. O Programa Qualificação em Artes Dança e Teatro também integra a iniciativa, com foco no fortalecimento de grupos artísticos e valorização das culturas regionais.

 

Serviço:

Embu das Artes

Clube do Livro – Grupo Apollo

Datas: 3 e 4/10 e 17 e 18/10

Local: Centro Cultural Mestre Assis e Centro Cultural Santo Eduardo – Embu das Artes

Direção: Bell Talarico | Classificação: 14 anos

 

Teodoro Sampaio

Dom Quixotesco – Grupo Viva Arte Cia de Teatro

Data: 8/10 | Horário: 19h30

Local: Lorisa Festas

Direção: Léo Ramos | Classificação: Livre | Reservas: WhatsApp (18) 98157-6758

 

Cubatão

Clownbaret dos Horrores – Cia Tevia

Data: 18/10 | Horário: 19h

Local: Espaço Cultural Incena Brasil – Cubatão

Direção: Rejane Bar | Classificação: 12 anos

 

Guaratinguetá

Recortes de uma Sociedade Caótica – Grupo Ação em Cena

Data: 18/10 | Horário: 19h30

Local: Auditório do Museu Frei Galvão

Direção: Jorge Abdalla e Lucilena Amann | Classificação: 14 anos

 

Um Causo de Fé – Cia Ziriguidum

Data: 19/10 | Horário: 16h

Local: Parque Ecológico Municipal Anthero dos Santos

Produção: Cia Ziriguidum | Classificação: Livre | Entrada gratuita

 

Santa Gertrudes

Entre Asas, Antenas e Baygon! – Grupo Caboclo Ventura

Data: 19/10 | Horário: 18h

Local: Centro Cultural Isidoro Demarchi

Direção: Brenda Seneme | Classificação: 16 anos

 

Santos

Eternos – Taetro de Teatro

Data: 25/10 | Horário: 20h

Local: SESI Santos – Santos

Direção: Maria Tornatore | Classificação: 16 anos

 

Descalvado

Causos de Família – Grupo Era

Data: 26/10 | Horário: 18h30

Local: Sala Prof.ª Georgina Lefcadito Álvares

Classificação: 14 anos

 

Ribeirão Preto

Mahagonny – Grupo Gorki

Data: 26/10 | Horário: 15h

Local: Rua Iara, 42

Direção: Antonio Resende | Classificação: 16 anos

 

Jundiaí

De Novo, Alice – Cia Fênix

Data: 30/10 | Horário: 20h

Local: Sede da Cia Fênix – Jundiaí

Direção: Bianca Mellace | Classificação: Livre

 

Birigui

Devorar – Grupo Terceiro Andar

Data: 31/10 | Horário: 19h

Local: Teatro Sesc Birigui – Birigui

Direção: Zé Reis | Classificação: 12 anos

 

Lorena

Cumulonimbus – Grupo Cássio B

Data: 9/11 | Horário: 20h

Local: Teatro Teresa D’Ávila – Lorena

Direção: Cássio Borges | Classificação: Livre

Compartilhe:

Recomendamos para você

120 Mil Vagas Grátis
Em 2026, programa de educação musical cresce em 20% no número de polos para atender mais estudantes a partir dos 6 anos de idade
Há 14 horas
Talentos da terra
O Projeto Guri, maior programa sociocultural de educação musical do Brasil, está com inscrições abertas […]
Há 21 horas
Na telona
Matheus Mans/AE Náufrago, filme de Robert Zemeckis, imaginou como seria a vida solitária em uma […]
Há 21 horas