12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Exposição reúne telas e desenhos inspirados em Euclides da Cunha

Exposição reúne telas e desenhos inspirados em Euclides da Cunha

25/11/2013 21h27 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Exposição reúne telas e desenhos inspirados em Euclides da Cunha

Em comemoração aos 111 anos (2.12.1902) do lançamento da obra de Euclides da Cunha “Os Sertões – Campanha de Canudos”, a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e da Coordenadoria de Meio Ambiente de São Carlos (SMDSCT / CMA), realiza a exposição “Euclidiana”. A exposição começa nesta terça-feira (26) e segue até o próximo dia 13 de dezembro, no Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mario Tolentino”.

 

Com curadoria de Marco Antonio Leite Brandão (Marco Bala), a exposição reúne sete telas de Roberto Bach e dois desenhos de José Carlos Marcolino, inspirados na obra literária de Euclides da Cunha. Durante a abertura da mostra, às 19h, acontecerá bate-papo sobre a passagem de Euclides da Cunha por São Carlos e Descalvado, com Marco Bala e Valdo “Garrincha” Silva, que também apresentará canção poesia atribuída a Antonio Conselheiro.

Segundo o coordenador do Museu, Paulo Roberto Milanez, é importante reavivar e ressaltar o passado comum de São Carlos e do escritor. “Euclides da Cunha foi uma figura ativa em sua passagem pela cidade e teve uma vida movimentada como republicano, militar, engenheiro, membro da Academia Brasileira de Letras, jornalista e escritor. Foi ainda responsável pelo lançamento da pedra fundamental da escola Paulino Carlos”, comentou.

Marco Bala lembrou que o escritor deixou São Carlos em 2 de dezembro de 1901, exatamente um ano antes do lançamento de “Os Sertões”. “Temos testemunho da sobrinha e do cunhado do escritor, que comprova que as últimas correções do livro foram feitas aqui. Estamos falando do escritor brasileiro mais estudado no País e o primeiro literato brasileiro de impacto universal”, comentou.

O curador da exposição ainda destacou que, ao longo do tempo, sempre houve a preocupação de manter o vínculo entre a obra e a cidade. Exemplo disso foi aprovação da Lei Municipal no. 12.914/2001, a partir da qual se instituiu a Semana Euclidiana.

 

As atividades do Museu da Ciência de São Carlos “Prof. Mario Tolentino” são organizadas pela SMDSCT / CMA, com o apoio da Secretaria de Educação. O secretário José Galizia Tundisi ressaltou que apesar do espaço estar envolvido com ciência, busca a diversidade de suas atividades. “Alguns projetos e exposições, como essa dos artistas Roberto Bach e José Carlos Marcolino, tornam o Museu ainda mais dinâmico e atrativo para todos os públicos, como ferramenta educacional. Daí nosso trabalho em conjunto com o secretário de Educação, Carlos Alberto Andreucci”, explicou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x