17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Folia de Reis marca encerramento das festividades em Ibaté

Folia de Reis marca encerramento das festividades em Ibaté

07/01/2014 20h52 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Folia de Reis marca encerramento das festividades em Ibaté

A noite de segunda-feira, 6, foi marcada pela apresentação da Companhia Folia de Reis encerrando as festividades natalinas de 2013.

 

A apresentação contou com a presença da população. A Companhia Folia de Reis Coordenada pelo do Senhor Alcides Luiz Filho, apresentou-se em primeiro momento no Presépio da Igreja Centenária, em seguida dirigiram-se para a praça central, seguidos pela população, onde finalizaram a apresentação no Presépio em tamanho natural.

 

Como tudo começou

Segundo a tradição cristã, muito longe do local onde Jesus nasceu, moravam três sábios, também chamado de Magos do Oriente ou Reis Magos.

Eles estudavam os astros, as estrelas e esperavam um Salvador que viria do Céu, como o povo de Deus lia nas Escrituras ou textos sagrados.

Certa noite, eles viram uma estrela nova, diferente e muito brilhante, e sentiram que era o sinal do nascimento do Salvador.

Os três partiram guiados por aquela estrela. Iam ao encontro do Menino Jesus, montados em camelos e levando presentes para o recém-nascido.

Esses reis eram: Melchior Gaspar e Baltazar.

Chegando a Belém, os magos localizaram a gruta onde Jesus havia nascido. Ajoelharam e adoraram aquela criança. Em seguida ofereceram os presentes que haviam levado: ouro, incenso e mirra.

Esses presentes tinham um significado importante.

Ouro – usado pelo reis simbolizava a realeza de Jesus.

Incenso – usado na adoração a Deus, simbolizava a Divindade de Jesus.

Mirra – óleo perfumado usado em cerimônias para enterrar os mortos, simbolizava a humanidade de Jesus.

Cheios de alegria e felicidade, os magos, voltaram para suas terras, por caminho diferente do palácio do rei Herodes, que queria saber o local onde estava o Menino, pois pretendia matá-lo.

Em homenagem aos Reis Magos, os católicos realizam a Folia de Reis, que inicia a 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, e vai até o dia 06 de Janeiro, dia em que os reis encontraram o Menino.

A Folia de Reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil, pelos portugueses, na época da Colonização.

Agora faz parte do folclore popular e isso mantém viva a tradição, pois tanto no litoral como no interior ou em qualquer lugar deste país, se comemora o dia seis de janeiro com festas com o nome de Terno de Reis, ou Folia de Reis ou Santos Reis.

Durante os festejos, grupos de pessoas saem caminhando pelas ruas das cidades pedindo as bênçãos do Menino para as pessoas que os recebem.

É tradição também, que as famílias visitadas, ofereçam comidas aos integrantes do grupo para que possam continuar levando as bênçãos, por todo o trajeto.

Fazem parte do grupo: o mestre, o contramestre, donos dos conhecimentos sobre a festa; porta bandeira; músicos, tocadores, cantores; os três reis magos e o palhaço, que dá proteção ao Menino Jesus, contra os soldados de Herodes. Além desses foliões, que dão o toque especial, seguindo o cortejo. Há algumas variações de acordo com o grupo de origem.

Na Espanha, há uma comemoração diferente. As crianças deixam os sapatos nas janelas cheios de capim ou ervas, a fim de alimentar os camelos dos reis magos. Conta a lenda que em troca os reis deixam doces e guloseimas para as crianças.

Em alguns países, fazem a comemoração repartindo o Bolo-Rei, que tem uma fava no meio da massa. A pessoa que for contemplada com a fava deve oferecer o bolo no ano seguinte.

O dia de Reis é tão importante na Europa que é feriado, e bem comemorado em todo o continente.

 

Os Reis Magos foram os primeiros a anunciarem a todas as nações, o nascimento de Jesus e eles representam todos os povos ou pessoas que buscam encontrar e assumir a vida nova trazida por Jesus. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x