27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > “Fronteiras do Baú” tem início no Paço Municipal

“Fronteiras do Baú” tem início no Paço Municipal

07/06/2012 16h06 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
“Fronteiras do Baú” tem início no Paço Municipal

Teve início esta semana a exposição “Fronteiras do Baú” de Vanderlen Amaral da Costa no Paço Municipal de São Carlos. São Carlos é a 4ª cidade do estado de São Paulo a receber a exposição que ficará aberta ao público até o próximo dia 17.

 

O objetivo da exposição é aproximar a comunidade negra e capacitar educadores por meio da observação ótica, contar a verdadeira história aos alunos da rede municipal, estadual e particular do município, mostrando à sociedade a importância do negro na história e na diversidade cultural.

A exposição também faz refletir sobre a data 13 de maio de 1888, data da sanção da Lei Áurea que extinguiu a escravidão no Brasil.

Segundo o expositor, seu hábito de colecionar teve início quando leu uma revista sobre Zumbi dos Palmares em 1955. “Desde aquele ano, sou colecionador da cultura negra. Mas nessa exposição a população também verá o papel importante dos brancos, principalmente como abolicionistas. Atualmente são mais de 2.400 objetos entre selos, fotos de 100 anos atrás da África, cartas antigas, moedas, documentos de nascimento dos escravos, entre muitos outros objetos da época”, falou Vanderlen.

A exposição está sendo promovida pela Prefeitura Municipal, com apoio do SAAE, e com a colaboração da Coordenadoria de Artes e Cultura, Conselho da Comunidade Negra e ONG Formiga Verde.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x