28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Fundação Biblioteca Nacional apresenta balanço

Fundação Biblioteca Nacional apresenta balanço

Retrospectiva indica principais acontecimentos de 2023

25/12/2023 07h51 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Fundação Biblioteca Nacional apresenta balanço

(8/03) – Vozes Brasilis – palestra “Mulheres indígenas: da invisibilidade à luta por direitos”

Vozes Brasilis, série de palestras da BEC

O programa Vozes Brasilis, da Biblioteca Euclides da Cunha (BEC) – a biblioteca pública da FBN – promoveu diversas palestras ao longo de 2023, todas no Auditório Machado de Assis, na sede da Biblioteca Nacional. Um dos destaques foi a palestra “Mulheres indígenas: da invisibilidade à luta por direitos”, da educadora Marize Guarani. Assista aqui.

(16/05) – Lançamento do inventário analítico de Lima Barreto

A Biblioteca Nacional lançou, em maio de 2023, a publicação “Lima Barreto, no curso da vida e das leituras – inventário analítico do arquivo pessoal do autor na Fundação Biblioteca Nacional”. O material, disponível gratuitamente online, reúne todo o acervo de correspondências e documentos pessoais de Lima Barreto existente na BN, incluindo imagens digitalizadas de documentos. Veja aqui

(31/05) – Posse do presidente Marco Lucchesi, criação do Prêmio Akuli, anúncio de verbas do MinC

Durante a cerimônia de sua posse, o presidente da FBN, Marco Lucchesi, anunciou a criação de uma nova categoria para o Prêmio Literário Biblioteca Nacional: o Prêmio Akuli, voltado para o registro de tradições orais brasileiras. Também durante o evento, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou investimento de R$ 30 milhões para as obras de modernização do Prédio Anexo da BN.

(14/06) – Visita de Domênico De Masi

Em 14 de junho, a BN recebeu a visita do saudoso sociólogo italiano Domênico De Masi, criador do conceito de “ócio criativo”. Ele se reuniu com o presidente Marco Lucchesi e viu uma pequena mostra, organizada pela equipe de Iconografia, de itens referentes à Itália. De Masi ficou particularmente impressionado com a obra do pintor e arquiteto Giovanni Battista Piranesi (1720 -1778): “Le antichità romane”.

(04/07) – Doação de obras de Fayga Ostrower

A BN recebeu este ano a doação de diversas obras da artista plástica Fayga Ostrower (1920 – 2001). A doação foi feita pelos filhos da artista, Anna Leonor Ostrower e Carl Robert Ostrower, e incluiu pinturas, desenhos, xilogravuras, serigrafias, litografias, ilustrações, pôsteres e publicações diversas.

(13/07) – Coordenação de Publicações Seriadas

Uma janela para a seção de periódicos

Em 2023, a Coordenação de Periódicos da Biblioteca Nacional celebrou seu centenário. Para marcar a data, foi elaborada a exposição “Uma janela para a seção de periódicos”, que foi sucesso absoluto de público – além do evento “Falas em série”, que reuniu servidores e pesquisadores para falar sobre os 100 anos da Coordenação.

(02/08) – Polo da BN na Antártica, acordo com a Marinha do Brasil

A BN firmou importante parceria com a Marinha do Brasil, que possibilitou a criação de um polo dentro da Estação Antártica Comandante Ferraz, com livros editados pela BN – além do envio, com navios da Marinha, de publicações para diversas instituições ao redor do mundo, cadastradas no âmbito do Serviço Nacional de Intercâmbio Bibliográfico.

(15/08) – 40 anos do Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR)

Glossário Ilustrado de Livros Raros e Acervos de Memória

No ano em que completou quatro décadas de existência, o Plano Nacional de Obras Raras (PLANOR) lançou uma publicação única na história da instituição: o “Glossário ilustrado de livros raros e acervos de memória”. Veja aqui.

(18/08) – 30 anos da Casa da Leitura

A Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional, localizada no bairro das Laranjeiras, completou 30 anos em 2023. Para celebrar a data, a casa teve as bibliotecas reabertas, com a nomeação de uma nova bibliotecária. Ao longo do ano, foram realizados no espaço diversos eventos culturais relacionados à leitura.

(19/08) – Doação de obra de Portinari

Em agosto, a Biblioteca Nacional recebeu, com muita alegria, a doação de uma obra de Candido Portinari (1903-1962), doada pelo filho do artista, João Candido. A gravura “Braço de Tiradentes” rendeu a Candido Portinari a Medalha de Ouro Internacional da Paz, em 1950.

(23/08) – Entrega da Constituição em nheengatu, pela ministra Rosa Weber

O dia 23 de agosto de 2023 foi histórico para a BN: pela primeira vez em um século, a instituição recebeu a visita de um presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A ministra Rosa Weber esteve na BN para a entrega da Constituição Federal traduzida para o nheengatu, língua geral amazônica. O projeto de tradução teve como curador o presidente da FBN, Marco Lucchesi.

(29/09) – Vista da ministra da Saúde, Nísia Trindade – acordo de cooperação

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esteve na BN e se reuniu com o presidente Marco Lucchesi, para firmar parceria entre as instituições para uma cooperação na criação do Memorial da Covid-19, que será implementado em 2024 no Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Centro do Rio de Janeiro.

(10/10) – Português João Barrento venceu o Prêmio Camões 2023

O ensaísta português João Barrento foi o vencedor da edição 2023 do Prêmio Camões – o prêmio literário mais importante da língua portuguesa, oferecido pelos governos do Brasil (por meio da FBN) e de Portugal.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x