5 de Março de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Governo de São Paulo apoia realização da 1ª edição da gamescom

Governo de São Paulo apoia realização da 1ª edição da gamescom

Maior evento de games do mundo será realizada em São Paulo, 26 a 30 de junho

30/11/2023 06h42 - Atualizado há 3 meses Publicado por: Redação
Governo de São Paulo apoia realização da 1ª edição da gamescom

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, é apoiador estratégico da gamescom latam, a edição na América Latina do maior evento de games do mundo. O evento acontecerá em São Paulo de 26 a 30 de junho de 2024.

Será a primeira edição do evento a ser realizada na América Latina, somando à família de formatos já existentes da gamescom – a original, em Colônia, na Alemanha, e a gamescom asia, que acontece em Cingapura. Os fãs terão a oportunidade de celebrar jogos juntos, experimentando as últimas novidades, lançamentos e tendências da indústria, bem como shows e demonstrações em primeira mão.

“Com a gamescom latam, reforçamos o compromisso paulista de gerar oportunidades para o público jovem, promover o desenvolvimento econômico com mais emprego e renda, fomentar a cultura digital e a indústria criativa, alavancando a expansão destes setores no Brasil”. afirma o Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O evento oferece uma plataforma crucial para a indústria global de jogos no primeiro semestre do ano, com networking, colaboração com a indústria da região e lançamentos de jogos. Profissionais do setor, desenvolvedores, distribuidores, influenciadores e investidores, terão a oportunidade de compartilhar conhecimento, formar parcerias e moldar o futuro do entretenimento digital.

São Paulo que já recebe os maiores eventos de alguns segmentos se tornará, durante os dias do evento, a capital dos games. A proposta da gamescom latam é criar toda uma atmosfera com sinalização, painéis nos meios de transportes e divulgação maciça para receber pessoas do mundo todo que podem participar do evento.

“Iniciamos as articulações para trazer este importante evento para São Paulo durante as missões do CreativeSP, que é uma parceria da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas com a InvestSP. Hoje podemos ver este trabalho se tornando realidade, trazendo para o nosso Estado a primeira edição do evento na América Latina, reforçando o nosso compromisso com o desenvolvimento da economia criativa”, afirmou a Secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marília Marton.

Articulação do Governo de São Paulo

A proposta de trazer a gamescom para São Paulo surgiu a partir das missões internacionais promovidas pelo CreativeSP, trabalho conjunto entre a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas e a InvestSP, agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Focado na geração de negócios e na atração de investimento estrangeiro, o programa leva empresas paulistas para os maiores eventos de economia criativa do mundo e já realizou 18 missões, que devem gerar pelo menos R$ 653 milhões em negócios e 11 mil empregos no Estado. Considerando apenas as missões do CreativeSP para eventos de games, o número de novos negócios chega a R$ 198 milhões. São Paulo desponta como um dos protagonistas nesta indústria bilionária e emprega milhares de pessoas no país, inclusive jovens. O CreativeSP esteve presente nas duas últimas edições da gamescom em Colônia, na Alemanha, nas quais a equipe do programa, com o apoio do escritório da InvestSP na Alemanha, avançou na articulação entre o Governo de São Paulo, o BIG Festival e a Koelnmesse, empresa responsável pelo evento.

Grandes nomes do mercado

As conversas avançaram e a parceria se consolidou, reunindo estes grandes nomes do mundo dos games e do entretenimento: Koelnmesse, um dos principais organizadores de feiras do mundo; game, a Associação Alemã da Indústria de Jogos reúne todo o ecossistema de videogames, desde estúdios de desenvolvimento e publishers, até eventos organizadores de esports, instituições de educação e outras entidades relacionadas; BIG Festival, o maior festival de games da América Latina; e Omelete Company, líder no segmento de cultura pop no Brasil, criador da CCXP, maior comic com do mundo, e da Game XP, maior game park do mundo, entre outros eventos.

O Governo de São Paulo articulou esta parceria para impulsionar ainda mais o mercado de games, a cultura digital e a indústria criativa. Promover o desenvolvimento econômico com mais emprego e renda é o compromisso paulista.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x