12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Grupo de prática de samba se apresenta na UFSCar

Grupo de prática de samba se apresenta na UFSCar

05/12/2014 13h48 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Grupo de prática de samba se apresenta na UFSCar

No dia 10 de dezembro, às 19 horas, acontece no campus São Carlos da UFSCar apresentação do projeto “Prática de samba: o aprendizado musical em roda”, coordenado pelo professor Eduardo de Souza, do Departamento de Artes e Comunicação (DAC). A iniciativa tem seu foco voltado para o desenvolvimento de atividades de ensino e prática musical, dirigidas aos servidores e alunos da Universidade, bem como aos membros da comunidade de São Carlos, buscando integrar a formação dos licenciandos em educação musical (bolsistas) às práticas culturais, e em processos comunitários e interativos de sociabilidade e educação não formal. Além de proporcionar uma alternativa viável de acesso a atividades culturais e formativas à população, o projeto visa desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem musical abertas à comunidade acadêmica e da cidade.

A atividade nasceu da parceria entre o curso de Educação Musical e o Núcleo de Samba Cupinzeiro, associação cultural sem fins lucrativos que atua desde 2001 como núcleo musical e de pesquisa na área da cultura musical brasileira. O projeto “Prática de Samba: o aprendizado musical na roda” foi formado a partir de um Edital do Proext Cultura 2010 e permanece em atividade até hoje.

Atualmente o grupo é composto por 30 pessoas que se encontram para os ensaios coletivos nas quartas-feiras, às 19 horas, no Teatro de Bolso da UFSCar. Nas terças-feiras os participantes têm atividades focadas no repertório e de instrumentos harmônicos (violão e cavaquinho) e de percussão. “Temos uma política de manter o projeto aberto para a participação livre durante todo o semestre. Não há um período específico de inscrições. Isso se dá porque justamente a partir do encontro das pessoas com nossas atividades, elas buscam conhecer e se aproximar e isso é muito positivo, pois quem se aproxima já chega com uma noção clara das atividades”, explica Souza.

Para participar do grupo não é necessário ter conhecimento musical ou instrumento. “O importante é que tenhamos diversidade, ou seja, sempre temos participantes com conhecimentos musicais e outros sem experiência prévia. Com isso há um processo rico de trocas e aprendizagens. Portanto, não há necessidade de se ter conhecimentos prévios para participar nem ter instrumentos. Conforme as necessidades dispomos de instrumentos pertencentes ao curso de Música do DAC”, diz Souza.

A apresentação gratuita acontecerá no espaço entre a Biblioteca Comunitária (BCo) e o Teatro Universitário Florestan Fernandes da UFSCar e é aberta a todos que gostam de apreciar samba e conhecer um pouco da história das músicas que serão tocadas e de seus compositores. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8275. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x