23 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Jogo educativo conscientiza jovens sobre medidas de combate à dengue

Jogo educativo conscientiza jovens sobre medidas de combate à dengue

Game desafia o jogador a encontrar e eliminar todos os focos do mosquito Aedes aegypti

21/02/2024 08h24 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Jogo educativo conscientiza jovens sobre medidas de combate à dengue

Diante do crescente número de casos de dengue registrados no país neste início de 2024, o portal de jogos virtuais Ludo Educativo está relançando o game Contra a Dengue 3 – No Mundo Digital, cujo objetivo é contribuir com a conscientização sobre as medidas de combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti.

Neste jogo, que integra a série Contra a Dengue, a destemida protagonista, Sophia, embarca com seus irmãos mais velhos – Renata e Rômulo – para o mundo digital. Nesta aventura, o jogador combaterá, além da dengue, o vírus chikungunya e o vírus zika, também transmitidos pelo Aedes.

Para ter sucesso em sua empreitada, Sophia deve encontrar e eliminar todos os focos de dengue, sendo essa a forma mais eficiente de combater o mosquito. Ao longo de sua jornada, a menina será ajudada pelos seus irmãos mais velhos para cobrir pneus velhos, guardar devidamente o lixo e colocar areia nos pratos de vasos de plantas. Na jornada, a cada nova visita ao mundo digital, a configuração do jogo muda, garantindo ao jogador o desafio que se renova constantemente, possibilitando desafios variados e horas de entretenimento educativo. O jogo pode ser acessado pelo link: http://portal.ludoeducativo.com.br/pt/play/contra-dengue-3.

Sobre o Ludo Educativo

O Ludo Educativo é um projeto de extensão universitária que desenvolve jogos educativos e os disponibiliza gratuitamente na internet. Os games abordam diversos assuntos presentes no dia a dia de crianças e adolescentes, como a escassez de água, preservação do meio ambiente e a preparação para o vestibular.

Trata-se de um dos projetos de difusão do Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) da Fapesp sediado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), conduzido em parceria com a Aptor Software, uma spin-off do CDMF.

“Para combater a dengue é fundamental a educação da população em todos os níveis. O jogo ensina de modo lúdico como evitar a proliferação do mosquito. Dessa forma, o CDMF está participando ativamente da campanha contra a dengue”, diz à Agência Fapesp Elson Longo, professor da UFSCar e coordenador do Cepid.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x