4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Jovem cria revista em quadrinho inspirada no Brasil

Jovem cria revista em quadrinho inspirada no Brasil

28/06/2013 21h58 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Jovem cria revista em quadrinho inspirada no Brasil

Entre os muitos talentos que a cidade de São Carlos reserva, um deles é o desenhista e estudante Daniel Batista Santos que, com apenas 17 anos, já provou que possui capacidade suficiente para atuar no universo dos desenhos e da animação. Recentemente, Daniel lançou no Centro Cultural da USP a primeira edição da sua revista em quadrinhos “Beabá”.

 

O artista, que cursa o terceiro ano do ensino médio, levou cerca de um ano e meio para desenvolver o trabalho artístico que narra a história do personagem Beto, inspirado no próprio autor.

Inicialmente o trabalho surgiu no decorrer do curso de Desenho Cômico e se prolongou no curso de Historia em Quadrinhos, ministrado pelo professor Iéio, de São Carlos.

O que de início era apenas um desenho em rascunho tornou-se uma revista que possivelmente terá suas próximas edições dando continuidade às histórias de Beto. O autor conta como foi o processo de concepção de “Beabá”.

“Quando os personagens foram surgindo acabei tendo afeição por eles e a ideia de colocá-los em quadrinhos foi crescendo cada vez mais. O personagem principal, o Beto, é um desenho baseado em mim mesmo e o Aba [outro personagem] veio com a ideia de fazer um amigo diferente para o Beto. Pesquisei sobre a natureza e cultura brasileira, já que a intenção é abordar o Brasil com sua cultura e belezas naturais, mudando a estética de pensamento que a maioria das mídias passa, não só para o exterior, mas também para muitos brasileiros que não conhecem sua própria cultura”.

Para desenvolver o personagem, Beto, o autor precisou utilizar a técnica de “model sheet”; nela, o artista apresenta diversas poses com expressões corporais e faciais que dão suporte para a equipe de produção usar como base durante a elaboração dos desenhos do material em produção.

O trabalho não foi feito sozinho, Daniel contou com a participação do desenhista Iéio como editor, com o suporte editorial de Renata Roda, a revisão de Alan Meneghelli, e a colaboração de Daniel Esteves, Marco O. André Sposito e Marcelo Ducatti.

 

SALÃO – No próximo semestre a revista “Beabá” irá para o Salão Internacional de Humor de Piracicaba o que trará uma visibilidade maior ao trabalho de Daniel.

O professor de desenho, Iéio, ressalta sobre a importância da prática da leitura de revistas em quadrinhos. “Ler quadrinhos é um excelente estímulo principalmente para as crianças que estão em processo de alfabetização. Por se tratar de uma leitura mais dinâmica e simples que ainda conta com o suporte dos desenhos, o leitor é remetido a imaginar e ‘viajar’ na história inserida ali. As escolas deveriam introduzir os gibis em salas de aula, já que o quadrinho é uma grande porta de entrada para o incentivo à leitura para uma vida toda”.

“Passaram 15 anos desde que entrei no colégio e comecei a sonhar com os tais quadrinhos. Hoje vejo uma série de jovens talentos materializando seus sonhos ainda na adolescência. Algumas mudanças no mercado editorial permitiram essa novidade. O jovem Daniel Batista (meu xará) é um deles, pois já se apresenta com um estilo de desenho bem definido e mostrando que tem muitas histórias para contar”, relata Daniel Esteves, roteirista, quadrinista independente, professor nos cursos de Roteiro, História em Quadrinhos, Mangá, graduado em História pela USP.

Os interessados em adquirir um exemplar poderão entrar em contato com o autor através do blog www.betoeaba.blogspot.com

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x