17 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Lista de Felipão deve confirmar defesa sólida formada na Europa

Lista de Felipão deve confirmar defesa sólida formada na Europa

06/05/2014 19h48 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Lista de Felipão deve confirmar defesa sólida formada na Europa

Reuters/Kai Pfaffenbach

A convocação de Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo deve confirmar um fato raro nas participações do Brasil em Mundiais: os jogadores da defesa, formados na Europa, são quase unanimidade entre a torcida.

 

Poucos são os que contestam os zagueiros David Luiz e Thiago Silva, os laterais Marcelo e Daniel Alves e o volante Luiz Gustavo. Pelo contrário, os homens responsáveis por impedir que adversários ameacem o gol do Brasil são considerados um dos pontos altos do time.

“A grande surpresa do Brasil atual é que nós temos, do meio de campo para trás, muito mais segurança, muito mais confiança do que do meio de campo para frente”, disse Pelé em entrevista no fim do ano passado.

“Hoje não temos mais essa gama toda (de atacantes)… É a primeira vez que a base está na defesa. Hoje temos uma seleção muito forte do meio para trás. Nesse time o melhor é a defesa.”

A única ressalva seria o goleiro Julio Cesar, contratado pelo Toronto FC este ano, após longo período de inatividade no futebol inglês. Ainda assim, o jogador teve bom desempenho na disputa da Copa das Confederações do ano passado, quando o Brasil teve a melhor defesa da competição.

Talvez um dos motivos para a defesa da seleção ser apontada como uma das mais sólidas entre as 32 equipes que vão disputar o Mundial seja o fato de ter sido “formada” na Europa, onde a marcação é mais valorizada do que no futebol brasileiro.

Dos cinco atletas que compõem a provável defesa titular de Felipão, Thiago Silva é o que deixou o país com mais idade rumo ao futebol europeu. Saiu em definitivo aos 24 anos, depois de três temporadas no Fluminense. Antes, já havia passado pela Europa em experiências mal-sucedidas no Porto e no Dynamo Moscou.

O zagueiro do Paris St. Germain, considerado um dos melhores do mundo e já na sexta temporada seguida na Europa, também é o único da defesa brasileira identificado como ídolo de um clube no Brasil.

Seu companheiro de zaga, David Luiz, deixou o Vitória aos 19 anos rumo ao Benfica, de Portugal, sem nunca ter disputado uma partida profissional pelo clube baiano. O lateral-direito Daniel Alves teve mais sorte e chegou a jogar no profissional do Bahia, antes de ser emprestado ao Sevilla aos 20 anos para posteriormente ser contratado pelo clube espanhol.

Marcelo deixou o Fluminense rumo ao Real Madrid como grande revelação com apenas 18 anos. Luiz Gustavo era um desconhecido da torcida brasileira até ser convocado como grande surpresa em 2011, pelo então técnico da seleção Mano Menezes, para um amistoso contra a Alemanha, país que o recebeu aos 20 anos depois de passagens pelo futebol alagoano.

E quando Felipão olhar para o banco de reservas em busca de opções defensivas, deverá enxergar mais jogadores que fizeram a carreira quase toda na Europa, como o zagueiro Dante, do Bayern de Munique, e o reserva de Marcelo na lateral-esquerda, seja ele Maxwell, do Paris St. Germain, ou Filipe Luís, do Atlético de Madri.

Mas não é apenas na defesa que a lista de Felipão deverá ter jogadores que desenvolveram seu futebol no velho continente. Willian (Chelsea), Fernandinho (Manchester City) e Hulk (Zenit) também fazem parte deste time de “estrangeiros” dentro da seleção.

 

VAGAS EM ABERTO

Embora existam poucas dúvidas sobre qual deve ser o time titular da estreia contra a Croácia, no dia 12 de junho na Arena Corinthians, em São Paulo, ainda existem interrogações em relação à lista final de 23 jogadores que Felipão anunciará na quarta-feira.

A vaga de terceiro goleiro, por exemplo, ainda está em aberto com Victor, do Atlético Mineiro, e Diego Cavalieri, do Fluminense, disputando um lugar no Mundial.

Há ainda uma vaga na zaga, disputada por Dedé, do Cruzeiro; Réver, do Atlético Mineiro; Marquinhos, do Paris St. Germain, e Miranda, do Atlético de Madri, que não vem sendo convocado, mas tem a seu favor o destaque que vem tendo na temporada em sua equipe, que lidera o Campeonato Espanhol e está na final da Liga dos Campeões.

Os dois reservas nas duas laterais também são alvos de especulação.

Na direita, a vaga parecia pertencer ao veterano Maicon, da Roma, mas Rafinha, do Bayern de Munique, foi convocado para o amistoso contra a África do Sul neste ano e parece ter agradado. Na esquerda, Filipe Luís estava na lista da Copa das Confederações, mas após o torneio, Maxwell passou a ser escolhido.

 

Com todos os nomes do ataque aparentemente já definidos, as outras duas vagas ainda em aberto estão no meio de campo, com Fernandinho, do Manchester City, na expectativa de confirmar a boa impressão que parece ter deixado no jogo contra os sul-africanos, e Hernanes, da Inter de Milão, sonhando com uma vaga entre os 23, que também é almejada por Robinho, do rival Milan.

 

Previsão da Reuters para a lista final de Felipão.

 

Goleiros: Julio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Diego Cavalieri (Fluminense)

 

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Rafinha (Bayern de Munique), Marcelo (Real Madrid) e Maxwell (Paris St. Germain)

 

Zagueiros: Thiago Silva (Paris St. Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Réver (Atlético Mineiro)

 

Meio-campistas: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Ramires (Chelsea), Fernandinho (Manchester City) e Hernanes (Inter de Milão)

 

 

Atacantes: Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shakhtar Donetsk) e Hulk (Zenit) – (reportagem adicional de Tatiana Ramil e Pedro Fonseca)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x