20 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Livro celebra a guitarra e seus principais intérpretes brasileiros

Livro celebra a guitarra e seus principais intérpretes brasileiros

20/12/2014 13h06 - Atualizado há 9 anos Publicado por: Redação
Livro celebra a guitarra e seus principais intérpretes brasileiros

A tarefa de indicar os principais guitarristas brasileiros de todos os tempos poderia ter resultado em uma mera lista de preferidos dos autores. Mas os jornalistas Leandro Souto Maior e Ricardo Schott conseguiram escapar do tom relatorial que ameaça levantamentos do tipo. Em menos de 180 páginas do recém-lançado Heróis da Guitarra Brasileira – A História do Instrumento por Seus Principais Nomes, eles contam como o violão se eletrificou ainda na década de 1930 do século passado, quem foram os pioneiros instrumentistas, quem se destacou ao longo de todos esses anos e quais as apostas do futuro.

Os autores dividiram o livro, editado pela Irmãos Vitale, em quatro capítulos. O primeiro deles fala dos guitarristas iniciais, músicos como Bola Sete, os baianos Dodô e Osmar Macedo (criadores do trio elétrico), Poly e Zé Menezes. A narrativa mostra o que fizeram, mesmo sem aparelhagem adequada, para eletrificar o som dos violões acústicos. Há ainda uma espécie de anexo sucinto sobre as guitarras nacionais mais populares nos anos 1960 e 1970.

O livro é encerrado com a listagem de guitarristas mais novos, mas com pelo menos 20 anos de estrada. Davi Moraes, Beto Lee e Pedro Sá, todos quarentões, estão entre eles. O capítulo tem nome: Ei, Vocês Não Vão Falar da Gente?.

A preparação da obra custou oito meses aos autores, que acharam personagens há muito tempo desaparecidos do meio musical.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x