18 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > MIS inaugura exposição “Paisagens Peruanas”

MIS inaugura exposição “Paisagens Peruanas”

Abertura, no dia 28 de maio, teve entrada franca

01/06/2024 06h48 - Atualizado há 2 semanas Publicado por: Redação
MIS inaugura exposição “Paisagens Peruanas”

No dia 28 de maio, o MIS (instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo) inaugura, em parceria com o Consulado Geral do Peru, a exposição “Paisagens Peruanas”. A mostra reúne 27 fotografias de cidadãos peruanos coletadas pelo Serviço Nacional de Áreas Naturais Protegidas pelo Estado Peruano (SERNANP), ficará em cartaz até 09 de junho. A inauguração, aberta ao público, contará com uma apresentação de danças típicas do país no Auditório MIS, com a dupla Carlos e Talía. Após, será exibido o filme “Yakuqñan – Caminhos da água.

Ainda em parceria com o Consulado, o MIS também exibe quatro produções recentes do cinema peruano nos dias 01 e 02 de junho. Os filmes, que incluem documentários e ficções, refletem questões como natureza e relação com a floresta amazônica e o retrato das belezas naturais do país. As sessões são gratuitas e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do museu uma hora antes de cada sessão.

A programação é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria e Museu da Imagem e do Som com a Lei Federal de Incentivo à Cultura. O MIS tem patrocínio institucional das empresas Livelo, B3, John Deere, NTT Data, TozziniFreire Advogados, Grupo Comolatti e Sabesp e apoio institucional das empresas Vivo, Grupo Travelex Confidence, PWC, Colégio Albert Sabin, Unipar e Lenovo. O apoio operacional é da Telium, Kaspersky, Pestana Hotel Group, Quality Faria Lima, Hilton Garden Inn São Paulo Rebouças, Pipo Restaurante, illycaffè e Sorvetes Los Los.

Confira, abaixo, a programação completa:

Exposição “Paisagens Peruanas” 

Das 27 fotografias de cidadãos peruanos, 19 mostram como, na zona costeira, a serra e a selva do Peru apresentam cenários únicos no mundo em que, magicamente, se complementam a água, a fauna, a flora e as culturas. E 8 delas exibem seu uso por meio do ecoturismo. As áreas protegidas do Peru hospedam 84 das 104 zonas de vida que existem no planeta, que colocam o país entre os cinco com maior biodiversidade, e vêm sendo declaradas pelo Estado como áreas naturais protegidas. Atualmente, o Peru se encontra acima da maioria dos países do continente, com 140 áreas naturais protegidas, as quais se estendem por mais de 22 milhões de hectares, que representam mais de 16% do território nacional.

Apresentação de dança e exibição de filme 

Sobre a dupla

Às 19h, Carlos e Talía se apresentam. Os artistas formam uma dupla de dançarinos do grupo Raíces Norteña, de origem peruana, que se uniram em 2021 com o objetivo de promover e celebrar uma parte fundamental da cultura do país: a dança e o folclore. Nesses três anos, participaram de diversos eventos, fomentando o conhecimento e a apreciação da rica herança cultural do Peru. Através de suas vibrantes apresentações de danças tradicionais, como a Marinera Norteña e a música afro-peruana, essa talentosa dupla tem sido embaixadora da diversidade artística peruana, compartilhando sua paixão e levando ao público brasileiro um vislumbre da expressiva manifestação cultural de seu país natal.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x