17 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Mostras fotográficas indigenistas acontecem na UFSCar

Mostras fotográficas indigenistas acontecem na UFSCar

22/04/2013 21h23 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Mostras fotográficas indigenistas acontecem na UFSCar

O Núcleo de Estudos, Trabalho, Sociedade e Comunidade (Nuestra) do Departamento de Psicologia (DPsi) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (NEPED) do Departamento de Sociologia (DS), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Conselho de Missões entre Índios (COMIN), Conselho Indigenista Missionário (CIMI), Federação do Povo Huni Kui do Acre (FEPHAC) e Universidade Federal do Acre (UFAC) realizam a exposição fotográfica “Abril Indígena”, que acontece até 30 de abril no primeiro piso da Biblioteca Comunitária (BCo).

 

Este evento é um dos resultados de um projeto de cooperação acadêmica realizado entre o Programa de Pós-Graduação de Sociologia (PPGS) da UFSCar e o curso de mestrado em Desenvolvimento Regional da UFAC, propiciado pelo projeto “Processos de territorialização de identidades sociais” no âmbito do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (ProCAd) da CAPES.

A exposição apresenta fotografias realizadas pela pesquisadora Patrícia Ferreira, mestranda da Universidade Federal do Acre, que estuda a língua Apurinã e convive com comunidades que habitam a região da Amazônia Ocidental, dentre elas: Jamamadi, Machinery, Huni Kui, Apolina-Arara, Nukini, Nawa e Jaminawa. O objetivo dessa mostra é apresentar e discutir no âmbito acadêmico a situação dessas populações que lutam para ver garantido o direito constitucional à saúde, educação e demarcação de suas terras. Para tanto, o NUESTRA e o NEPED receberão amanhã, dia 23 de abril, às 14 horas, a própria Patrícia Ferreira para uma conversa com alunos, professores e demais interessados no tema. Tanto a exposição fotográfica quanto a palestra serão realizadas no interior da BCo.

Também com tema indigenista, a exposição “Crianças Indígenas”  expõe por meio de fotografias as relações e o cotidiano de crianças indígenas brasileiras e conta com fotos da pesquisa de campo do mestrado da antropóloga Adriana Fernanda Busso, estudante do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) da UFSCar, nas quais é possível ver crianças Ashaninka, no Acre, acompanhando várias fases de uma oficina para formação de cinegrafistas; fotos de crianças Kalapalo participando dos preparativos do Kuarup, um dos mais famosos rituais indígenas do Brasil, feitas pela docente do Departamento de Ciências Sociais (DCSo) e do PPGAS, Clarice Cohn; além de fotos do antropólogo Luis Donisete, da Universidade de São Paulo; do fotógrafo profissional Haroldo Palo Júnior; e da antropóloga Daniela Marchese, da Universidade de Siena.

As duas mostras acontecem nos pisos um e dois da Biblioteca Comunitária (BCo), respectivamente, com entrada gratuita, e visam as comemorações do dia do índio (19/4), e podem ser visitadas das 8 às 22 horas, de segunda a sexta-feira, e das 8 às 14 horas aos sábados. Mais informações pelo telefone (16) 3351-8747.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x