19 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Museu da Imigração é destino de novo episódio da Duda Fuça

Museu da Imigração é destino de novo episódio da Duda Fuça

Websérie infantil valoriza a importância do espaço para a história do estado e do país

28/04/2024 07h05 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Museu da Imigração é destino de novo episódio da Duda Fuça

Em novo episódio, a mascote da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Duda Fuça, visitou o Museu da Imigração, no tradicional bairro da Mooca, na zona leste da capital paulista. Neste passeio, a personagem convida o público para uma viagem no tempo, onde cada canto do museu guarda segredos e histórias fascinantes sobre os imigrantes que deixaram e ainda deixam suas marcas no Brasil. A websérie infantil foi ao ar nesta quarta-feira (24), no canal @cultsp no YouTube.

Desta vez, a série traz as narrativas que se entrelaçam para formar a vibrante identidade paulista. Desde as épicas jornadas de viagem até as incríveis adaptações aos novos trabalhos, um retrato da essência da resiliência e determinação daqueles que buscavam uma vida melhor em terras estrangeiras.

O Museu da Imigração está localizado no complexo histórico da antiga Hospedaria de Imigrantes do Brás. Com cerca de 2.900m², seu jardim do Museu da Imigração é um grande atrativo para o bairro da Mooca e entorno, com várias espécies de árvores e plantas em um espaço que permite encontros, piqueniques, leituras, práticas de yoga e muitas celebrações.

O prédio preserva, ainda, um importante acervo de objetos, documentos textuais e iconográficos, publicações e relatos orais que compõem o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência (CPPR), que tem como funções a salvaguarda, a pesquisa e a difusão de referências patrimoniais sobre a história das migrações em São Paulo. Assim, após 30 anos, é inegável que o Museu da Imigração atingiu um nível de institucionalização e reconhecimento que o posiciona entre os principais equipamentos de cultura do Estado de São Paulo.

Se é Cultura, a Duda Fuça

A apresentadora da websérie, a personagem “Duda Fuça”, é inspirada em uma menina apaixonada por cultura e que quer conhecer a história de cada lugar. Por isso, ela leva as crianças para uma viagem de conhecimento e diversão pelos espaços icônicos e culturais de todo o Estado.

Nos episódios anteriores, a mascote já visitou a icônica Sala São Paulo, um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista; o Museu Catavento, com suas diversas áreas temáticas e atrativas; o universo circense no Mundo do Circo SP; o Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, compondo as ações pelo Dia da Consciência Negra; o Museu Casa de Portinari, em Brodowski, interior do estado; a Casa das Rosas, com a mostra especial de 60 anos da Mônica; a exposição sobre o Chaves, no MIS; e o rico acervo do Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Serviço

Museu da Imigração

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP

Horários de visitação: De terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h.
Fechamento da bilheteria às 17h. Nos feriados, será seguido o horário do dia de semana em questão.

Como visitar: Os ingressos custam R$10 (inteira) e R$5 (meia). Grátis aos sábados.
Os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente no link (https://bileto.sympla.com.br/event/71152/d/124621/s/764297).

Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento

Mais informações através do site: www.museudaimigracao.org.br

Classificação indicativa: Livre

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x