29 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Museu da Língua Portuguesa tem programação gratuita nas férias de janeiro

Museu da Língua Portuguesa tem programação gratuita nas férias de janeiro

Instituição prepara atividades para a criançada e programação especial no aniversário da capital paulista

07/01/2024 07h33 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Museu da Língua Portuguesa tem programação gratuita nas férias de janeiro

No mês de janeiro, o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, tem programação para o público de todas as idades. Além do Brincadeiras Musicais, dedicado à criançada neste período de férias, promoverá o lançamento do samba-enredo de um cordão carnavalesco e também visitas temáticas.

Para quem quiser economizar no ingresso na visita à exposição principal e à mostra temporária “Essa nossa canção”, duas dicas valiosas: em janeiro, a entrada gratuita será aos sábados, como geralmente ocorre, e também no dia 25 (quinta-feira), data de aniversário da capital paulista. Crianças até 7 anos não pagam em nenhum dia da semana.

A Estação Férias – Brincadeiras Musicais vai ocupar o Saguão B e o Pátio B entre 9 e 26 de janeiro, sempre de terça a sábado, das 10h às 17h. Ao longo deste período, atividades e oficinas relacionadas à mostra temporária “Essa nossa canção” serão oferecidas a crianças de todas as idades e seus familiares. Haverá microfone para todo o mundo soltar a voz, palavras espalhadas para que novas canções sejam compostas e brinquedos populares disponíveis por todo o espaço. Nos dias 13, 20 e 25 de janeiro, o projeto também acontecerá na calçada do Pátio B com apresentações artísticas especiais. A ação será realizada pelo coletivo Aqui que a gente brinca!, formado por artistas-educadores. O melhor é que não precisa pagar nada e nem mesmo fazer inscrição: basta chegar e brincar.

A exposição “Essa nossa canção” é repleta de experiências imersivas e audiovisuais, por meio das quais o visitante pode perceber a relação de nossa língua com a canção popular brasileira. Um dos destaques é a sala Recados da Língua onde artistas como Gilberto Gil, Felipe Araújo, Teresa Cristina e Juçara Marçal aparecem em vídeos cantando Asa Branca, Tristeza do Jeca, Pelo telefone e Sinal fechado, respectivamente. A curadoria é de Hermano Vianna e Carlos Nader, consultoria de José Miguel Wisnik e curadoria especial de Isa Grinspum Ferraz.

Em 2024, no aniversário da cidade de São Paulo, celebrado no dia 25 de janeiro, o Museu funcionará normalmente, sendo uma ótima opção de passeio para quem estiver de folga pela cidade ou planeja visitá-la. Neste dia, especificamente, a entrada será gratuita para todos os públicos que pretendem conhecer o museu e participar das duas visitas mediadas oferecidas pelo Núcleo Educativo – uma intitulada Quem civiliza quem? (às 10h e às 13h) e a outra chamada Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo (às 11h e às 15h).

Outra curiosidade em relação a este ano de 2024 é o fato de o Carnaval cair logo no início de fevereiro, no dia 12. No Museu, porém, a folia já terá espaço em janeiro, no dia 27, com o lançamento do samba-enredo O mais importante é a nossa história e a mente é a expressão da liberdade, do Bloco Cordão do Bule. Além da apresentação da canção, haverá um debate sobre saúde mental na luta antimanicomial por meio da arte e baseado nas histórias de vida de trabalhadores e usuários do Centro de Atenção Psicossocial Adulto. O evento vai rolar a partir das 15h, no Saguão B do Museu, com entrada gratuita.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x