13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Museu de Pedra será reinaugurado

Museu de Pedra será reinaugurado

29/11/2013 11h09 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Museu de Pedra será reinaugurado

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Fundação Pró-Memória, realiza a reinauguração do Museu de Pedra de Santa Eudóxia “Tinho Leolpoldino”, neste sábado, 30, às 17h.

 

O museu está localizado na esquina das ruas Coronel Joaquim Cintra e Rui Barbosa, no Distrito de Santa Eudóxia e foi construído ao longo do ano de 2007, e finalizado em 2008. Seu acervo é integralmente composto de objetos doados por moradores do distrito, que remetem à história do local e sua formação vinculada principalmente à cafeicultura e à ferrovia.

Segundo o diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques, o Museu de Pedra é um atrativo turístico e retrata a história do Distrito de Santa Eudóxia. “Além de ser um espaço voltado para a pesquisa, preservação e difusão do conhecimento relacionado à memória do distrito, o Museu de Pedra é uma oportunidade de lazer para a população local, um espaço dedicado à realização de atividades culturais e um importante atrativo turístico”, destacou Triques.

Triques falou da importância do museu para a história e a cultura do distrito de Santa Eudóxia e para São Carlos, e explicou a origem do nome. “A história do distrito de Santa Eudóxia está relacionada à história do município de São Carlos. O Museu de Pedra tem esse nome em alusão ao material utilizado na sua construção, a pedra-ferro, matéria-prima abundante na região. O prédio foi feito pelo artesão Dito Pedra, famoso por seus trabalhos com este tipo de material. O nome ‘Tinho Leopoldino’ é uma derivação do homenageado Airton Leopoldino Junior, que foi um agropecuarista que passou grande parte de sua infância no Distrito de Santa Eudóxia”, disse.

Segundo a Chefe de Divisão de Preservação do Patrimônio Material e Imaterial, Luana Gonçalves Viera da Silva, a reforma contempla melhorias e ampliação das atividades do museu. “A reforma do museu foi em função de uma inundação, ocorrida em junho deste ano, que inutilizou grande parte de seus suportes expositivos, além de comprometer ainda mais outras fragilidades estruturais que já haviam sido detectadas anteriormente. Com esta reforma, o museu teve sua estrutura e espaços adequados, com vistas à melhoria e ampliação de suas atividades”, explicou Luana.

O diretor presidente da Fundação Pró-Memória, Luis Carlos Triques falou das expectativas para a reinauguração do museu. “Pretendemos que o museu se fortaleça cada vez mais como local de encontro e lazer da população”, finalizou Triques.

 

A partir da reinauguração, o museu ficará aberto à visitação às quintas-feiras, das 13h às 17, às sextas-feiras, das 9h às 13h e aos sábados, das 10h às 15h.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x