18 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Obra retrata vida dos indígenas caxinauás

Obra retrata vida dos indígenas caxinauás

12/03/2014 20h55 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Obra retrata vida dos indígenas caxinauás

O Sesc promove nesta quinta-feira, 13, a partir das 19h, o lançamento do livro “Hunikuin hiwepaunibuki” – A história dos Caxinauás por eles mesmos. A obra organizada pela linguista Eliane Camargo e pelo antropólogo Diego Villar, reúne 25 narrativas sobre a vida dos caxinauás, grupo de aproximadamente oito mil indígenas que ocupa o território na bacia dos rios Juruás e Purus, entre o Brasil e o Peru. Os relatos da comunidade refletem traços culturais, linguísticos e a estrutura de pensamento. A obra é trilíngue, nas línguas caxinauá, portuguesa e espanhola.

 

A história é o resultado de trabalhos realizados dentro do programa “Documentação de Línguas Ameaçadas”, financiado pela Fundação Volkswagen da Alemanha.

Cinco textos referentes à vida do povo presente no livro foram extraídos do livro Rã-txa hu-ni kuin, do historiador brasileiro João Capistrano de Abreu, publicado em 1914. Os demais nasceram de depoimentos registrados em áudio por Eliane Camargo, entre 1994 e 2007, e por Barbara Keifenheim, em 1994, adaptados, posteriormente, à linguagem escrita, que procurou preservar a dinâmica do estilo das narrativas orais caxinauás. A fim de tornar compreensíveis certos episódios históricos vividos pelos indígenas, alguns textos contam com notas complementares redigidas por Texerino Capitán e Alberto Toribio, caxinauás de Cashuera e de Canta Gallo, respectivamente, que desse modo praticam pela primeira vez a escrita literária.

Dentre os especialistas o povo é conhecido por se dedicar a impressionantes pinturas corporais e por cultivar mitos que brincam com fragmentos do imaginário dos incas.

O caxinauá é um dos cerca de trinta grupos que compõem a família linguística “pano”, cujos falantes se localizam, principalmente, no Oeste do Amazonas, no Acre e no Peru.

Na cerimônia de lançamento, os autores e alguns protagonistas da obra estarão presentes para um bate papo sobre a publicação.

 

Contação

No dia do lançamento, às 14 horas, haverá também uma contação de história e apresentação de danças e cantos originais da cultura do povo com três membros do povo da etnia vindos de suas aldeias no Acre.

 

FICHA TÉCNICA

Editora: Edições Sesc São Paulo
ISBN: 978-85-7995-071-1

Páginas: 304 p.

Preço: R$65,00

 

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x