3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Oficina mescla arte e ciência é oferecida para o público

Oficina mescla arte e ciência é oferecida para o público

12/09/2014 14h26 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Oficina mescla arte e ciência é oferecida para o público

A comunidade de São Carlos e região pode participar, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), de oficina de teatro gratuita que proporcionará o contato direto com arte e ciência como forma de ensino. O Núcleo Ouroboros, que oferece a oficina, é um projeto de extensão realizado pelo Departamento de Química da UFSCar e, desde 2004, desenvolve atividades para a difusão de Ciência e Cultura. Karina Lupetti, diretora geral do Núcleo e uma das professoras da oficina, explica que o objetivo da atividade é “estimular a criatividade e valorizar os saberes e experiências dos participantes”.

Além disso, a oficina de teatro busca ampliar a visão de mundo e auxiliar na compreensão de outras áreas de conhecimento, como o ensino de ciências, fazendo pontes entre as diferentes disciplinas de modo que se tenha uma compreensão global e não única da realidade; trabalhar em grupo, aprendendo a conviver com a diversidade e valorizar cada uma; e formar pessoas capazes de lutar pelos seus direitos e repensar os rumos da Universidade.

Os ministrantes, além de Karina, são Karen Adriana Godoy e Tiago Botassin, ambos estudantes do curso de Educação Especial e técnicos em Artes Cênicas. Não é necessário fazer inscrição, basta comparecer às aulas que acontecem todas as terças-feiras, das 19 às 21 horas, na sala 3 do Núcleo de Formação de Professores, localizado na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Não há pré-requisitos para participar da oficina de teatro, que começou dia 9 de setembro e segue até 2 de dezembro.

O Núcleo Ouroboros, que possui diversas atividades, é formado por alunos e professores da UFSCar e da USP, principalmente do curso de Química. “A intenção do Núcleo é difundir Ciência e Cultura com muito prazer, além de auxiliar na formação acadêmica e pessoal dos alunos participantes do projeto”, explica a diretora. A atividade mais antiga desenvolvida pelo Núcleo é o grupo de teatro Ouroboros, que existe desde 2004, no qual os alunos preparam roteiros e encenam peças com temáticas científicas para um público diverso. O grupo tem caráter itinerante, viajando pelo Brasil a convite de escolas e prefeituras para apresentações teatrais e oficinas de ciências. “Já participaram do grupo mais de 200 pessoas durante esses 10 anos de atividades”, conta Karina.

Mais informações podem ser obtidas no Núcleo Ouroboros pelo telefone (16) 3351-8059 ou pelo email [email protected].

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x