13 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Operação Mauthausen, última obra de Adilson Marques e João Marcos Akicekria, será lançada em Berlim

Operação Mauthausen, última obra de Adilson Marques e João Marcos Akicekria, será lançada em Berlim

A HQ narra uma experiência anômala vivida por um jovem que, em coma, após sofrer um acidente, vivencia uma ação de resgate e fuga

25/10/2023 18h33 - Atualizado há 7 meses Publicado por: Redação
Operação Mauthausen, última obra de Adilson Marques e João Marcos Akicekria, será lançada em Berlim

Adilson Marques e João Marcos Akicekria trabalham juntos há 13 anos e já editaram livros infanto-juvenis, HQs, Animações, entre outros produtos culturais. Em outubro, durante as atividades do IV Festival do Livro, realizado na FESC, lançaram mais uma HQ: Operação Mauthausen, uma edição bilíngue em português e alemão. A transcriação para o alemão foi realizada pela jornalista Adriana Riemke, brasileira que reside em Berlim há mais de 20 anos e tem artigos publicados em várias revistas de grande circulação.

A HQ narra uma experiência anômala vivida por um jovem que, em coma, após sofrer um acidente, vivencia uma ação de resgate e fuga no campo de concentração de Mauthausen, na Áustria. Nesse processo dramático, conhece Messner, um austríaco que se naturalizou brasileiro no início do século XX e se tornou um importante empresário no ramo da exportação de café do Brasil para a Europa e que teve uma fazenda na cidade de Barra Bonita, no interior do estado de São Paulo.

O protagonista da história, porém, descobre que Messner foi morto naquele campo de concentração algumas semanas antes dos soldados aliados libertarem os prisioneiros e se questiona sobre o que poderia estar acontecendo. E tudo se resolve, ou quase tudo, quando volta do coma e descobre que toda aquela experiência foi vivida enquanto se encontrava internado em um hospital. Teria sido uma alucinação? Teria sido uma experiência transcendental? A HQ deixa essas questões para o leitor pensar e tirar suas próprias conclusões.

Apesar de fictícia, a história foi baseada em sonhos que Adilson Marques teve entre 2020 e 2021, durante a pandemia. O autor descobriu que os sonhos se passavam naquele campo de concentração devido a um elemento recorrente: uma enorme escadaria de pedras. Em um dos primeiros sonhos que se lembra, o autor saia de uma estação de trem, andava até um rio e depois entrava em um local e subia a escadaria, encontrando no topo com dois holandeses. Mas o sonho que o levou a descobrir que se tratava do campo de Mauthausen foi um em que descia a escadaria e, no meio da mesma, parou para observar a paisagem de seu lado esquerdo. Ao acordar e fazer uma pesquisa rápida no Google se deparou com a escadaria existente no campo, chamada de “escadaria da morte”, mas do ângulo oposto, ou seja, de baixo para cima e, na imagem, pode observar que a paisagem localizada no lado direito era semelhante a que observava no sonho, mudando apenas a orientação. E o fato se comprovou quando viu imagens da entrada do campo de concentração.

Inspirado nos sonhos, Adilson Marques elaborou um roteiro para uma HQ de 48 páginas, mas a falta de recursos fez com que reduzisse o projeto para apenas 16 páginas. A versão bilíngue da HQ será lançada em Berlim, em maio de 2024, na ALivraria, uma livraria especializada em livros brasileiros e portugueses na Alemanha.

O autor e o ilustrador da HQ Operação Mauthausen já foram chamados de “Uderzo e Goscinny de São Carlos”, uma referência aos criadores do famoso Asterix e sua turma. Juntos editaram o livro infanto-juvenil Rede da Esperança (2015), as HQs ONG Círculo de São Francisco (2012), Mobilidade Urbana: um direito de todos (2018), o projeto Vamos planejar juntos o parque da serrinha do Aracy (2019) e a animação 10 anos do grupo de literatura da UATI/FESC (2023).

Para divulgar a HQ Operação Mauthasen e outras obras, Adilson Marques e João Marcos Akicekria estão organizando rodas de conversa em livrarias, escolas e outros locais que possam se interessar por suas obras. Interessados, entrar em contato com o e-mail: [email protected]

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x