27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Órgãos lançam projeto de educação e cultura para comunidades do interior do Brasil

Órgãos lançam projeto de educação e cultura para comunidades do interior do Brasil

Seminário será realizado no próximo dia 27 e tem presença confirmada da ministra da Cultura

27/03/2024 06h50 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Órgãos lançam projeto de educação e cultura para comunidades do interior do Brasil Foto: Ministério da Cultura

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será palco do lançamento do projeto Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais, uma parceria com o Ministério da Cultura (MinC), por meio do Programa Olhos d´Água. Um seminário, que leva o nome do projeto, tem presença confirmada da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

A atividade será realizada no Teatro Universitário, no Campus de Cuiabá,  com início às 8h30 horas. O seminário será aberto a toda comunidade interessada, em especial, agentes e mobilizadores comunitários, artistas, arte/educadores, educadores, educomunicadores, sem necessidade de inscrição prévia. “No ano de retomada do MinC, realizamos ações em todo o país, fortalecendo a escuta ativa e a estruturação de ferramentas que nacionalizassem o fomento e o acesso. O passo seguinte é trabalhar a formação de agentes em todos os territórios para assegurar o melhor uso dessas ferramentas”, explica a chefe da Cultura.

Além da UFMT, o projeto conta com a parceria de outras universidades brasileiras, o que amplia a ideia de formação de redes e  estreita a relação entre cultura e educação, promovendo a democratização do acesso aos processos de produção e difusão de conhecimento em cultura e arte.

Para o secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), o projeto Caminhos das Águas compõe a política de formação artística e cultural do MinC, no âmbito do programa Olhos d’Água. A parceria com a UFMT consiste na percepção de que percursos e trilhas formativas podem fortalecer saberes e fazeres não apenas com a realização de cursos, mas também com ofertas de bolsas para desenvolvimentos de projetos territoriais, além de ocupação artístico-cultural no ambiente de formação. “Penso que a força deste projeto é sua conexão com territórios que denominamos de caminhos das águas, seguindo rotas de rios e afluentes nas cinco regiões do país, compreendendo a relação orgânica entre cultura e natureza como vitais para a formação de repertórios, a realização de ações de arte e cultura e a elaboração de estratégias de comunicação com artistas, agentes culturais, educadores, professores, comunicadores e agentes sociais que poderão fazer a diferença em suas comunidades e  ambientes de atuação, dando sentido aos seus processos educativos e culturais como dimensões importantes para o desenvolvimento sustentável de seus próprios territórios”, afirma o secretário.

A diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, explica que a iniciativa é resultado de uma ação anterior, realizada de maneira online, mas, que em 2024, deve avançar para novos territórios. “Entendemos a importância das potencialidades locais e as vemos como  ferramentas importantes para as suas comunidades, sendo as trilhas formativas uma maneira de apoiar artistas-educadores, mestres de cultura e demais fazedores de arte-cultura-educação a organizarem sua atuação. Pensando nisso, teremos dentro desse escopo, uma etapa voltada para a elaboração de projetos”, explica.

Para  o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, “Caminhos dasÁguas” vem ao encontro da missão da Universidade, pois tem como perspectiva fundamental chegar em lugares mais distantes dos grandes centros e capitais, democratizando o acesso à formação de qualidade e ampliando o diálogo do MinC e das instituições de ensino superior parceiras junto à sociedade civil e com os agentes e fazedores de educação e cultura nas bases.

“Para a universidade é uma honra muito grande estar ao lado do governo brasileiro na descentralização das informações. O projeto se mostra importante para que cada vez mais a democracia da política de editais chegue àqueles que mais precisam e a UFMT está pronta não só para o Ministério da Cultura, mas para todos os ministérios para que possamos alcançar o Brasil que às vezes não tem oportunidade”, destacou.

Cultura e Educação: uma trança indissociável

Para o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência (Procev), maestro Fabrício Carvalho, a cooperação em prol da educação e cultura UFMT/ MinC, já se mostra como uma estratégia desde 2023. “A primeira ação foi a Educação dos Sentidos para Fazer Sentido, formação de professores para o combate à violência dentro de sala de aula. O MinC apostou na UFMT nesse processo e nós fizemos um trabalho muito importante de capacitação”, disse. Ele completou afirmando que, desta vez,  a ação objetiva alcançar grupos e territórios que estão à margem dos grandes centros urbanos, o interior do Brasil, as populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Ainda para o pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência, o seminário da próxima semana marca o início dessa proposta aberta à difusão e integração dessas comunidades às ações do MinC. “Muitas vezes a comunidade ribeirinha não tem esse conhecimento técnico sobre os processos culturais, e muitos casos por falta de oportunidade, por falta do próprio sistema institucional não chegar a essa comunidade”, ressaltou.

Sobre o projeto, Fabrício Carvalho complementou que haverá mais iniciativas nos moldes da “Ação de número de 2”, que propõe Bolsa para Fortalecimento de Olhinhos d’Água, com foco na execução e intervenções artísticas-culturais elaboradas durante o Laboratório de Elaboração de Projetos. A atividade compõe o calendário presencial da Trilha Formativa Educação dos Sentidos para fazer sentido: Arte nas escolas como Estratégia de Comunicação.

“Já a Ação de número 3 visa a Ocupação artístico-cultural Olhos d’Água, que inclui como exemplo apresentações da orquestra sinfônica e Coral da UFMT em escolas e em espaços abertos, democratizando o acesso à cultura para crianças, jovens e adultos, e possibilitando o acesso a uma educação integral e inclusiva de forma totalmente gratuita”, detalhou Fabrício ao abordar os três eixos que compõem a iniciativa.

Serviço
Seminário “Caminhos das Águas – Fortalecendo Fazeres e Saberes Artísticos e Culturais”
Data: 27 de março de 2024
Local: Teatro da UFMT, Campus de Cuiabá
Horário: 8h30 (horário de Cuiabá)

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x