24 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Orquestra de Ribeirão Preto reúne 1.100 pessoas no Parque dos Lilases

Orquestra de Ribeirão Preto reúne 1.100 pessoas no Parque dos Lilases

Patrocinador do espetáculo afirma ficar feliz em poder presentear a cidade com música de qualidade no Dia do Trabalhador

02/05/2024 17h19 - Atualizado há 3 semanas Publicado por: Redação
Orquestra de Ribeirão Preto reúne 1.100 pessoas no Parque dos Lilases A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto durante a apresentação: publicou lotou o local para curtir música de qualidade

DA REDAÇÃO 

Mais de 1.100 são-carlenses assistiram, anteontem, no Dia do Trabalhador a uma grande apresentação da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, no Parque dos Lilases, na Avenida Comendador Alfredo Maffei. O evento, organizado pela Prefeitura de São Carlos, com patrocínio da empresa CP Construplan Engenharia e Construção, de Ribeirão Preto, que está realizando grandes empreendimentos imobiliários em São Carlos.

O diretor da Construplan, Fernando Junqueira, afirma que foi um enorme prazer poder presentar São Carlos com música de qualidade. “São Carlos é uma cidade diferente de um povo ímpar e de muito bom gosto. A plateia se deliciou com a apresentação dos músicos da orquestra. Ficamos extremamente felizes em presentear a todos que trabalha com uma atração tão especial“, destacou Junqueira.

Repertório especial

O repertório incluiu renomadas composições da música erudita, trilhas sonoras de filmes premiados e até clássicos da música brasileira. O concerto foi regido por Reginaldo Nascimento, titular da orquestra. A realização foi do Ministério da Cultura, da Associação Musical de Ribeirão Preto e da Prefeitura Municipal de São Carlos.

A série Ciranda Sinfônica tem por característica levar música de orquestra aos municípios com apresentações em praças, igrejas, parques ou teatros, sem cobrança de ingressos, priorizando a acessibilidade e a democratização do acesso à música.

Segundo o maestro Reginaldo Nascimento, “uma orquestra de mais de 100 anos, como a Sinfônica de Ribeirão Preto, tem de fazer este papel de chegar às plateias, levar música de qualidade para públicos diversos, permitir o acesso a essa arte que, em certo momento de história, era restrita – este é nosso melhor papel”.

Reginaldo Nascimento

Maestro titular da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, é formado em Música pela USP Ribeirão Preto, e tem atuado como regente convidado na Europa e nos Estados Unidos, destacando-se a UTRGV Youth Orchestra, a Filarmônica de Murmansk, a MAV Symphony e a Random Orkiestra Kameralna. Também esteve à frente da Sonoma County Philharmonic e da Louisiana Chamber Orchestra. No Brasil, colaborou com a Orquestra Jovem do Estado. Recebeu a medalha de Honra ao Mérito Carlos Gomes e faz parte das academias de Música de São Paulo e do Brasil.

Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) é uma das mais importantes e tradicionais orquestras do interior do Brasil. Fundada há 102 anos por Max Bartsch, a OSRP é a segunda orquestra sinfônica profissional mais antiga em atividade no Brasil.

Ela Já se apresentou nas mais diversas salas de concerto do Brasil (Sala São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, Festival de Inverno de Campos do Jordão), e, desde sua fundação, seu principal palco para a apresentação tanto de concertos como de óperas tem sido o Theatro Pedro II em Ribeirão Preto.

Já contou com várias gerações de maestros à sua frente, como Ignácio Stábile, Carlos Nardelli, Cônego Barros, Antônio Giammarusti, Edmundo Russomanno, Dinorá de Carvalho, Armando Belardi, Enrico Ziffer, Gian Luigi Zampieri e Spartaco Rossi.

Óperas

A OSRP apresenta óperas no Theatro Pedro II desde sua fundação, entre elas, Rigoletto e La Traviata de Verdi, A Flauta Mágica de Mozart, Cavalleria rusticana de Mascagni, Madama Butterfly e Tosca de Puccini. A próxima apresentação prevista é La Bohème, de Puccini (março de 2011, no Theatro Pedro II).

 

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x