27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Os três porquinhos chega com abordagem moderna

Os três porquinhos chega com abordagem moderna

27/08/2014 20h38 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Os três porquinhos chega com abordagem moderna

O público infantil está privilegiado com a programação cultural desta sexta-feira, 29, em São Carlos. O espetáculo da Cia Artemídia, ‘Os Três Porquinhos e o Lobo Trapalhão’ promete uma abordagem original e lúdica para uma história secular. A peça será exibida às 20 horas , no Teatro Municipal. Os ingressos custam R$ 30,00 inteira ; R$ 15,00 meia entrada .

O produtor do espetáculo, Bruno Cardoso, disse que o espetáculo é direcionado a crianças a partir de três anos de idade e traz uma ótica diferenciada por se passar em uma metrópole. “O texto acabou fugindo do original e trouxe um lobo mau trapalhão. Meio caipira que chega na cidade grande e encontra alguns desafios. A peça é uma comédia musical”.  

Nesta versão, os três porquinhos são moradores de uma grande metrópole e tem o comportamento de crianças comuns. A novidade é que um dos irmãos é uma porquinha, a Porcolina. E como toda criança que vive numa metrópole, os irmãos suínos presenciam os abusos e maus tratos sofridos pela natureza. 

“O conflito principal da história original, que é fugir e se proteger do terrível vilão e predador lobo mau, passa a ser um conflito secundário e até divertido, pois existem coisas mais sérias para se preocuparem, como por exemplo: o problema da poluição de todos os tipos”, relata o produtor.

De acordo com o produtor, a sustentabilidade, um assunto muito debatido entre alunos da educação infantil e do ensino fundamental, é apresentado ao espectador mirim de forma sutil e lúdica, fazendo-o entender que esse tema, não é apenas uma questão de modismo, mas de necessidade urgente, para sua qualidade de vida e autoproteção. “O Vilão lobo mau, desta vez não é tão mau assim. Trata-se de um lobo guará, sertanejo típico, assemelhando-se ao jeca-tatu de Monteiro Lobato. Ingênuo, puro e muito trapalhão, se envolverá em situações que após o desmatamento acaba vindo parar na cidade grande em busca de comida a fim de garantir a própria sobrevivência”, 

A sinopse do espetáculo explica que os porquinhos têm temperamentos e personalidades bem distintas: Pocolino é o caçula, um porquinho aventureiro e nada preocupado com as questões ambientais, constrói uma casinha de palha. Porcolina, a irmã do meio, carismática, estrategista e muito sonhadora, constrói uma casinha de madeira. Porcolão o irmão mais velho, é prático, “pé no chão” e ecologista. Constrói uma casinha de tijolos reaproveitados e com toda a infraestrutura sustentável, com aproveitamento de energia solar, captação de água da chuva, móveis e objetos de materiais reciclados, reuso de água e lâmpadas econômicas.

Cardoso disse que a Cia Artemídia tem um vasto repertório de peças infantis que traz em seu bojo abordagem pedagógica, mas de forma lúdica e criativa. A companhia de teatro de São José do Rio Preto atua no segmento de teatro infantil desde 1990.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x