21 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pinacoteca é primeiro museu do Brasil a integrar guia digital para visitação

Pinacoteca é primeiro museu do Brasil a integrar guia digital para visitação

Aplicativo Bloomberg Connects já conta com mais de 250 instituições culturais ao redor do mundo

15/12/2023 08h32 - Atualizado há 2 meses Publicado por: Redação
Pinacoteca é primeiro museu do Brasil a integrar guia digital para visitação

A Pinacoteca de São Paulo, museu da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, é o primeiro museu brasileiro convidado a integrar o guia digital Bloomberg Connects, um aplicativo gratuito que reúne informações sobre instituições culturais de diversas partes do mundo. A partir de 18 de dezembro, visitantes de dentro e fora de São Paulo podem acessar as exposições e informações sobre os artistas e obras da Pinacoteca por meio de fotos, áudios e vídeos de forma gratuita. O Bloomberg Connects foi desenvolvido pela Bloomberg Philanthropies em 2019 e conta com mais de 250 instituições na plataforma, como os museus MoMA e Guggenheim, e já soma mais de 1.7 milhões de usuários.

A experiência digital permite que o usuário navegue pelas mostras temporárias dos três edifícios da Pinacoteca. Na mostra Antonio Obá: Revoada, por exemplo, o público tem acesso aos áudios do próprio artista explicando o processo de criação dos trabalhos. Para o acervo permanente, uma aba exclusiva apresenta os destaques da Pinacoteca, com áudios informativos sobre as temáticas que permeiam a exposição de longa data. O aplicativo centraliza informações atualizadas sobre a instituição que podem servir para consulta durante as visitas à Pina, mas também para ser explorado como arquivo de qualquer lugar do mundo. Exposições como Marta Minujín: Ao Vivo, Cao Fei: o futuro não é um sonho e Alex Cerveny: Mirabília, em cartaz no museu, podem ser visitadas pelo app.

“Nós ficamos muito felizes com o convite para sermos o primeiro museu brasileiro a fazer parte do projeto da Bloomberg, que já é uma patrocinadora de longa data da programação e da ampla ação educativa da Pinacoteca. A presença no Bloomberg Connects nos permite alcançar novos públicos, apresentando a história do museu, seu importante acervo de arte brasileira e nossa programação de exposições temporárias. Com o Bloomberg Connects, a Pinacoteca se torna cada vez mais um museu de todas e todos”, conta Jochen Volz, diretor-geral da Pinacoteca.

O aplicativo Bloomberg Connects está disponível para download gratuito para Google Play ou Apple Store.

Sobre a Bloomberg Philanthropies

A Bloomberg Philanthropies investe em 700 cidades e 150 países ao redor do mundo para promover uma qualidade de vida para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para criar mudanças duradouras: artes, educação, meio ambiente, inovação governamental e saúde pública. A Bloomberg Philanthropies abrange todas as doações de Michael R. Bloomberg, incluindo sua fundação, uma consultoria pro bono que atua em cidades do mundo todo. Em 2022, a Bloomberg Philanthropies distribuiu US$ 1,7 bilhão. Para mais informações, acesse visite bloomberg.org ou siga-nos no Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn e Twitter.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x