28 de Fevereiro de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pontões de Cultura: edital seleciona 42 projetos em todo o país

Pontões de Cultura: edital seleciona 42 projetos em todo o país

Metade do Termos de Compromisso Cultural foi celebrada em dezembro de 2023

18/01/2024 08h24 - Atualizado há 1 mês Publicado por: Redação
Pontões de Cultura: edital seleciona 42 projetos em todo o país

O Ministério da Cultura (MinC) divulga o resultado final da etapa de seleção da reabertura do Edital de Seleção Pública Nº 09/2023, de 31 de agosto de 2023, Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura – A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil. As iniciativas selecionadas receberão um repasse de R$ 400 a R$ 800 mil para a execução de ações culturais em um período de 12 meses.

Nesta última rodada, oito entidades tiveram suas iniciativas selecionadas. Clique aqui para conhecê-las.

Elas se somam aos projetos classificados e divulgados em novembro pelo MinC.

Habilitação

Em dezembro de 2023, as 43 entidades selecionadas foram convocadas à fase de habilitação, quando apresentaram planos de trabalho na plataforma Transferegov para análise da Comissão de Habilitação. Delas, 42 foram habilitadas.

“Os projetos serão desenvolvidos por entidades com atuação em áreas como cultura popular e tradicional, patrimônio cultural, artes visuais, artes cênicas, artes musicais, literatura, audiovisual, circo, que agora atuarão junto ao poder público no mapeamento, diagnóstico, formação e articulação da Rede Cultura Viva”, explica a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg.

Ela defende que a “Cultura Viva é a política de base comunitária do Sistema Nacional de Cultura, e está comprometida com a construção da democracia, da cidadania e da participação social”. “Este edital é uma demonstração do nosso compromisso com essas premissas”, salienta.

Entre os Pontões de Cultura selecionados e habilitados, 19 pertencem ao Eixo 1 da ação, voltado a pontões estaduais ou distrital. Os outros 15, ao Eixo 2, ou seja, temáticos, setoriais, identitários, são de atuação nacional.

Metade das entidades, 21, já tiveram os Termos de Compromisso Cultural (TCCs) celebrados no último mês de 2023.

Pontões

Selecionado na categoria Livro, Leitura e Literatura, o Ponto de Cultura AbraPalavra foi criado em 2006, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Contadora de histórias, gestora cultural e presidente do grupo, Aline Cântia, destaca a importância do fomento continuado em espaços culturais. “Ao nos tornarmos Pontão de Cultura nessa temática, pretendemos ampliar o acesso à cultura escrita, à leitura e à literatura, ao mesmo tempo, valorizar e fomentar as formas orais da literatura. Quando se fala de ‘ampliar o acesso’, não se trata apenas de disponibilizar livros, mas de fortalecer toda uma cadeia produtiva, diversa, plural e criativa que gira em torno deles, mapeando, formando, criando intercâmbios e integrando e fortalecendo coletivos e entidades relacionados a essa área”, planeja a jornalista, mestre em Estudos Literários e doutora em Educação.

O projeto da entidade prevê 12 atividades de formação, articulando Pontos de Cultura, Pontos de Leitura e bibliotecas de forma alinhada com as diretrizes do PNLL.

Outro exemplo de Pontão de Cultura selecionado, este pelo Rio Grande do Sul, na categoria estadual/distrital, é o Ilê Axé Cultural Assobecaty – organização sem fins lucrativos localizada na cidade de Guaíba, reconhecida como Ponto de Cultura desde 2012. Fundada em 1943, é a primeira casa de tradição de matriz africana do estado e uma referência cultural da região.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x