3 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Por que conhecer o turismo regional?

Por que conhecer o turismo regional?

04/06/2013 13h30 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
Por que conhecer o turismo regional?

O turismo no Brasil é conhecido por oferecer tanto ao brasileiro quanto ao turista estrangeiro uma gama diversificada de opções, com destaque aos atrativos naturais, aventura e histórico-cultural, além, de ser uma atividade econômica importante em várias regiões do país. São Carlos e região – que abrange lugares como Itirapina, Ribeirão Bonito, Dourado, Descalvado, Brotas, Analândia, São Pedro, Torrinha, Porto Ferreira e Pirassununga – oferecem lugares que enchem os olhos dos turistas com diversas opções de passeios e atividades tanto esportivas como culturais.

 

De acordo com o historiador e técnico em turismo, Paulo Sérgio Martins, na região de São Carlos há um leque muito amplo de possíveis passeios para o turismo regional. “O relevo ajuda muito, há uma topografia maravilhosa pelos arredores de São Carlos. Outro aspecto bastante rico é a questão histórica existente na região como o período do café, as riquezas que chegaram ao longo do tempo, as personalidades que passaram por aqui, enfim, se o turismo regional for bem trabalhado, ele pode ser muito bem aproveitado e agregador aos turistas. É um meio de conhecer toda a região e trabalhar com toda a questão da preservação de patrimônio e criar identidade por cada lugar”.

Dentre os lugares mais procurados pelos turistas na região de São Carlos, Paulo aponta a própria cidade onde é possível encontrar pacotes de passeios em agências locais para lugares como o museu de aviação da TAM e a fazenda Santa Maria. “Já trabalhei em muitos projetos de turismo regional e ao longo do tempo encontrei muitos turistas interessados em conhecer os pontos culturais e históricos de São Carlos, sejam estudantes universitários até grupos da melhor idade. Itirapina e Brotas também estão entre os preferidos devido à natureza e atividades que esses lugares propiciam”.

O turismo regional possibilita que a população tenha opções de lazer em menores distâncias, opções em ecoturismo, turismo náutico, esportes e aventura. Além de atrativos culturais e gastronômicos. É importante que haja uma valorização considerável entre as pessoas que procuram o turismo na região.

Outra razão para fazer passeios por São Carlos e toda a região é que esses lugares oferecem inúmeras ofertas em hotéis-fazenda, pousadas rurais e até campings.

O guia turístico Paulo Sergio Martins comenta como faz para tornar os passeios ainda mais atrativos. “Uma ótima dica para o turista são os passeios temáticos. Por exemplo, certa vez criamos um passeio cultural por São Carlos aonde o turista ia de bicicleta até os pontos culturais e históricos da cidade acompanhados pelo historiador Marco Bala; nele visitamos lugares como a estação ferroviária, onde dois atores devidamente caracterizados fizeram uma intervenção de teatro e contaram toda a história dos bondes em São Carlos”.

 

Brotas é o lugar mais procurado pelos turistas na região de São Carlos

Brotas está localizada no centro do Estado de São Paulo, a apenas 240 km da capital e a apenas 170km do Aeroporto de Viracopos. O acesso é feito pelas melhores rodovias do país, Bandeirantes, Anhanguera, Washington Luis e pela SP 225, uma das rodovias mais bonitas do país.

Ao chegar à cidade o portal dá as boas-vindas. O turista fica bem informado no Ponto de Informações Turísticas, localizado em frente ao Parque dos Saltos.

No centro, a beleza natural do Parque dos Saltos se destaca. Lá passa o Rio Jacaré Pepira, que apresenta taxa de 89% de pureza em suas águas, quedas e corredeiras. Ainda no Parque dos Saltos, nos remetemos ao período do auge da cultura cafeeira.

Brotas em 1911 já produzia a própria energia elétrica e a antiga Casa das Máquinas, se encontra no interior do Parque, como testemunha da história.

No centro da cidade, é possível ainda avistar os Casarões da avenida Mário Pinotti e o Museu do Café. Brotas tem cinema, teatro e casa de espetáculos. O turismo vem se desenvolvendo há quase duas décadas com crescimento econômico e com base na sustentabilidade.

Muitos produtores rurais da agricultura familiar oferecem de maneira artesanal, licores, cachaças, mel, doces regionais e compotas variadas. No artesanato encontramos ainda bordados, artigos feitos em bambu e a grande novidade é um ateliê de cerâmica com apresentações da queima com a técnica no Raku. A culinária caipira está presente em muitos sítios turísticos e hotéis fazenda.

No Turismo Rural, encontramos algumas fazendas que abrem suas portas, servindo deliciosos lanches de tarde, levando o turista à interação com o campo, tirando leite de vaca, passeando de charrete e conhecendo o processo de fabricação de laticínios.

 

A beleza natural da cidade tem grande destaque, muitas cachoeiras e nascente de água cristalina. O cenário é perfeito para a prática de Turismo de Aventura e Ecoturismo. É a maior variedade deste segmento no país. Rafting, bóia-cross, canionismo, cachoeirismo, caminhada na natureza, escalada indoor, rapel, arvorismo, cicloturismo, circuito de tirolesas, cavalgada, quadriciclo, passeios off Road, entre outros. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
beto
beto
10 anos atrás

Turismo no Brasil não deslancha ,primeiro que a maior parte dos envolvidos acham que saem com um canudo na mão são espertos no assunto ,segundo que muitos prefeitos nao tem interesse por visão limitada e são mau assessorados por profissionais que as vezes veem transferidos por ordem do partido e pouco conhecem os tramites de como se trazer turistas , infelizmente o Pt acha que os investimentos tem que ser feitos pelo setor privado e pouco contribuem ,negocio deles é industria ja que os sindicatos ligados ao setor arrecadam milhões e o partido leva uma bolada todo mês ,sendo assim se for depender do setor publico que tem por obrigação de investimentos na infraestrutura pode se se esquecer que nunca sairemos de pais de terceiro mundo no turismo….

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x