4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Presépios encantam moradores de São Carlos por sua criatividade

Presépios encantam moradores de São Carlos por sua criatividade

18/12/2013 21h04 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Presépios encantam moradores de São Carlos por sua criatividade

A tradição da montagem de presépios em igrejas e residências surgiu no século 13 e se espalhou pela Europa a partir de 1800. A razão disso se deve ao frade católico São Francisco de Assis Natal em 1223, que queria transmitir com mais precisão como foi o nascimento do menino Jesus. Na cidade de São Carlos há três presépios que vale a pena a visita.

No Mercado Municipal de São Carlos o público que vai as compras pode observar o presépio eito pelo Sr. Antonio Joaquim Cruz, que constrói estas obras desde 1937, quando tinha 15 anos. Desde então nunca mais deixou de lado esta atividade, já são mais de 75 anos de dedicação.

A obra do Sr. Antonio é construída em três planos; no piso intermediário estão a manjedoura, uma ferrovia e a serraria, no superior, algumas casinhas, a igreja, o moinho de vento e uma ferrovia, e no inferior, a roda d’água, o monjolo e a cascata. Na parte superior estão algumas moradias, a igreja e alguns animais no pasto. Embaixo de tudo são trabalhadores, carpinteiros e marceneiros. Há também três trens em movimento, duas carroças.

Na Vila Prado o polidor José Carlos Postigo, que começou a fazer presépios em 1980, trabalhou desde o dia 7 de setembro para concluir os enfeites deste ano: “Faço tudo de maneira artesanal mesmo, é tudo feito à mão”, explica. O presépio foi erguido nas horas vagas, ou melhor nas suas folgas do trabalho, ele começava na sexta à noite e parava somente no fim do domingo. 

São 18 bonecos que compõem o presépio, entre eles, apenas os três reis magos têm o corpo feito com carpete, isso se deve ao fato de serem os únicos que se movimentam e precisavam ser mais leves. Os reis começam o seu caminho no fundo do presépio, próximos à cozinheira, e seguem puxados por uma corrente de bicicleta até o estábulo, onde está o Menino Jesus.

Criativo e atento aos detalhes, senhor José construiu uma estrutura-esconderijo por onde os reis (depois de presentearem Jesus com ouro, incenso e mirra) passam pra voltarem ao ponto inicial da trajetória. O presépio fica na rua Eva Barnabé Latanzio, 127 (próximo ao fim da Travessa 7).  

Já é tradição anual os fiéis da Catedral São Carlos Borromeu, de montar seu presépio em grandes proporções. Este ano sem muitas novidades o presépio encanta os visitantes por sua dimensão. Para visitar o presépio basta ir até a Catedral, está montado no salão onde ocorrem as celebrações, logo na lateral direita da igreja. Este é um dos presépios mais esperados pelos moradores da cidade.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x