4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Preto no Branco conquista novos prêmios em festivais

Preto no Branco conquista novos prêmios em festivais

26/11/2013 21h12 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Preto no Branco conquista novos prêmios em festivais

O grupo de teatro Preto no Branco tem tido destaque em diversos festivais competitivos na região, somente neste ano eles receberam premiações em seis eventos diferentes. A última premiação do grupo aconteceu no final de semana, na cidade de Taquaritinga, em que trouxeram os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator, além de Melhor Espetáculo Alternativo e Melhor Espetáculo do Festival.

 

O Preto no Branco ganhou premiações e indicações para outros festivais este ano em Congonhas – MG, Bernardino de Campos, Mogi Mirim, Indaiatuba e o principal deles em Limeira, onde receberam o prêmio de Melhor Espetáculo do Festival Nacional. “Sem sombra de dúvidas foi o mais marcante neste quesito de premiação e reconhecimento, pois muitas portas se abriram para nós, inclusive de ir a São Paulo para uma temporada”, comenta Bruno Garbuio, integrante da companhia.

De acordo com Garbuio, o grupo surgiu em 2001, com o diretor Fernando Cruz, dentro de um colégio. No entanto, o próprio diretor considera que o trabalho de grupo teve início em 2008. Para ele, o grupo que existia dentro da escola tinha outro caráter, a partir de 2008 começou um processo de estudos gerando um procedimento de trabalho em grupo, crescendo todos juntos. “Entrei no grupo um pouco depois, em 2009. O atual elenco é todo desta época e desde então estudamos juntos. Tivemos alguns projetos de incentivo que nos possibilitaram estudar mais aprofundadamente teatro, além de termos a honra de ter tido grandes mestres nesta trajetória curta, mas com muito chão pela frente”, conta. “Na verdade o trabalho de estudos e pesquisas não para. Estamos sempre estudando praticamente e teoricamente o teatro. Ninguém tem formação acadêmica em teatro, nosso conhecimento se dá na prática no nosso contato diário de trabalho, nas nossas leituras, discussões, contatos com grandes artistas, com grandes peças. Nessas estradas conhecemos muita gente do teatro com quem trocamos sempre”.

Sobre as conquistas da companhia, Bruno comenta que não vão atrás de festivais por causa de prêmios, no entanto, eles acabam sendo uma consequência do trabalho realizado. “Sempre caímos nesta discussão quando estamos juntos, para nós o teatro é uma grande ferramenta em prol da humanidade e das pessoas. Acreditamos na força que ele tem e na sua importância. Vamos para os festivais e mostras com a finalidade cada vez maior de trocar experiências com pessoas de outras cidades. Não temos a ambição de colecionar troféus. Quando eles vêm é obvio que ficamos felizes, mas encaramos tudo isto como consequência do nosso trabalho, da nossa dedicação, da nossa crença no que fazemos”, define o ator ao comentar sobre uma passagem que marcou o grupo. “Uma vez estávamos na palestra de uma grande figura do Teatro em São Paulo e ele finalizou sua fala dizendo que Teatro não era fácil. A gente sabe disto diariamente. Não é fácil fazer teatro por vários motivos, e acreditar, fazer com amor, se entregar para nosso público ou, melhor dizendo, estar de corpo e alma, é sem dúvida o maior prêmio. É com muita alegria que trazemos esses reconhecimentos para São Carlos”, conclui.

 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x