23 de Junho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Pró-Memória oferece visitas monitoradas

Pró-Memória oferece visitas monitoradas

25/05/2012 22h35 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Pró-Memória oferece visitas monitoradas

A Fundação Pró-Memória de São Carlos está oferecendo para as instituições de ensino da cidade e região visitas monitoradas e gratuitas com o objetivo de divulgar o patrimônio local do município.

Um dos programas de visitação é o “Percursos”, que está na sua terceira edição. O programa oferece uma visita orientada por profissionais para apresentar os aspectos históricos e arquitetônicos dos imóveis visitados, além de costumes e hábitos de cada período e suas transformações no decorrer do tempo.

O trajeto do “Percursos” tem início na Escola Estadual Álvaro Guião, passando pelo Palacete Conde do Pinhal, entre outros imóveis e segue até a Estação Cultura, final do trajeto. A duração da visita é de 2 horas.

Outra opção oferecida pela Fundação Pró-Memória são as visitas ao Arquivo Público e Histórico da Cidade. Na visita, os participantes conhecem a coleção de Jornais e Microfilmes do período de 1886 até os dias atuais, a coleção de acervos pessoais, a sala de processos administrativos da Prefeitura Municipal e a Biblioteca – Acervo Lobo. A duração dessa visita é de 1 hora.

Para quem gosta de trens, não pode perder a visita monitorada “Por Dentro do Bonde” no bonde da Vila Nery. A visita, que tem duração de 40 minutos, faz com que os participantes conheçam um pouco mais sobre a história deste meio de transporte que percorreu as ruas da cidade por mais de 50 anos.

Na Estação Cultura os visitantes, além de conhecer o acervo, poderão conferir a exposição “A Presença Japonesaem São Carlos”. A exposição tem por objetivo trazer por meio de imagens, objetos e breves relatos, aspectos da história, estilo de vida, e cultura dos nipo-descendentes que se estabeleceram na cidade de São Carlos desde 1910.

A exposição traça o histórico desta comunidade desde sua chegada até os dias recentes, sendo uma forma lúdica de atingir vários públicos e faixas etárias, contando com fotografias, documentos, objetos relacionados a arte e cultura japonesas, além de objetos da vida e cotidiano da comunidade nipo-brasileira. A visita dura 2 horas.

Para participar de qualquer uma dessas visitas, os grupos devem fazer o agendamento pelo telefone (16) 3373-2700, das 9h às 11h ou das 14h às 17h. No site www.promemoria.saocarlos.sp.gov.br você pode conferir outras informações sobre o trabalho da Fundação.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x