27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Programa de Pós-Graduação da UFSCar promove cursos

Programa de Pós-Graduação da UFSCar promove cursos

21/09/2012 13h16 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Programa de Pós-Graduação da UFSCar promove cursos

O Programa de Pós-Graduação em Estudos de Literatura (PPGLit) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) recebe, entre os dias 4 e 11 de outubro, a professora Maria Mercedes Borkoski, da Universidad Nacional de Tucumán, na Argentina. Durante esse período ela ministrará atividades como docente visitante junto ao Programa, por meio de cursos de extensão.

 

A disciplina concentrada no Mestrado, que será oferecida como o curso de extensão, aborta a temática “Autodiscurso y autoficción en la escritura francesa e hispanica contemporáneas”. O objetivo é discutir a escritura de inclinação autobiográfica em todas as suas variantes, como autobiografias, memórias, diários íntimos, cartas, diários de viagens e testemunhos. Tal discussão constitui um campo de investigação importante que abrange as diversas esferas das ciências sociais e, por vezes, excede o campo do literário.

O curso tem uma carga horária de 30 horas, distribuídas em seis dias, e contará com o desenvolvimento de atividades de leitura e discussão de textos literários, teóricos e críticos, além de seminários conduzidos pelos alunos. A atividade acontece das 8 às 12 horas, no Auditório da Unidade Especial de Informação e Memória (UEIM), localizado na área Sul da UFSCar.

Durante sua visita, a professora Borkoski, também ministrará o curso de extensão “El cine argentino contemporáneo como búsqueda y representación”. No curso a professora discute a produção cinematográfica em sua Universidade de origem e sua contribuição será relevante para aqueles interessados em conhecer as questões técnicas da linguagem cinematográfica, bem como para aqueles que querem aprender mais sobre a língua espanhola e a cultura argentina.

O curso sobre produção cinematográfica acontece nos dias 8, 9, 10 e 15 de outubro, das 16 às 19 horas, na sala de projeções do Departamento de Letras da UFSCar.

As inscrições de alunos especiais de outros programas de pós-graduação e de alunos de graduação em geral para ambas as atividades devem ser feitas nos próximos dias 24, 25 e 26 de setembro, das 8 às 14 horas, na secretaria do PPGLit.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (16) 3306-6550. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x