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Projeto encanta crianças e adultos pelo Brasil

30/09/2016 12h19 - Atualizado há 8 anos Publicado por: Redação
Projeto encanta crianças e adultos pelo Brasil

A Cidade do Livro é um espaço cenográfico tematizado, no qual milhares de crianças se divertem. Alocado há quase 20 anos na zona norte da capital paulista, o projeto virou referência entre as instituições de ensino por apresentar um proposta altamente educativa e que ajuda a formar desde cedo o hábito da leitura. Nos vários ambientes distribuídos por uma área de dois mil metros quadrados com forte apelo visual, os visitantes familiarizam-se com a relevância dos livros. Temas transversais como saúde, meio ambiente, pluralidade cultural, ética e cidadania são abordados com igual afinco.

Sua completa infraestrutura possibilita ao visitante contemplar inúmeras atrações como a “dinossaura falante”, interação com bonecos, cenas teatrais, jogos diversos, árvore falante e atividades educativas calcadas na ludicidade.

Objetivando estender tal experiência para crianças e adolescentes em todo o Brasil, o idealizador do projeto, Sr. Claudio Amadio, criou em 2003 a “Cidade do Livro Itinerante”. A proposta é levar para as escolas, shoppings e comunidades, atividades como prefeitura (teatro de bonecos), cantinho da leitura, história da Vó Cotinha (contação de história), praça do papel (oficina de desenho e pintura) e castelo das delícias (amarelinha da boa alimentação). “O grande desafio na formação de novos leitores é criar vivências prazerosas relacionadas à leitura, sem vinculá-las a algum tipo de cobrança”, afirma Amadio.

O projeto Cidade do Livro já superou a marca de 900.000 visitantes distribuídos entre o fixo e o itinerante, conquistando o respeito e admiração de professores, formadores de opinião, instituições de ensino e da crítica especializada.

Mas como são viabilizados os eventos itinerantes? Através de leis de incentivo à cultura, beneficiando exatamente quem mais necessita: a população menos favorecida monetariamente, uma vez que o projeto mantém o foco nas escolas públicas municipais. A aplicação dessas leis na prática funciona como um mecanismo de inclusão social. As empresas fazem uso dessas leis para patrocinar o projeto e assim podem indicar as cidades onde ocorrem as ações itinerantes, realizando um verdadeiro trabalho de contrapartida aos municípios onde estão instaladas, estreitando os laços com a comunidade local. O resultado desse processo é que todos saem ganhando, a exemplo das últimas cidades contempladas: Manaus – AM, Rio Verde – GO, Paulínia – SP e Franco da Rocha – SP.

 

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