27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Projeto Quatro Cantos faz apresentação em São Carlos

Projeto Quatro Cantos faz apresentação em São Carlos

11/11/2011 12h05 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Projeto Quatro Cantos faz apresentação em São Carlos

Quatro músicos de Avaré, São Carlos, São Paulo e Pato de Minas se uniram com o intuito de incentivar a música regional. Rodrigo Zanc, Cláudio Lacerda, Wilson Teixeira e Luiz Salgado integram o projeto Quatro Cantos, projeto nascido em meados de 2010 que tem como principal objetivo mostrar as diversas sonoridades de novos representantes da música regional.

Eles se apresentam amanhã (12) no Sesc Araraquara e no domingo (13) no Sesc de São Carlos.

De acordo com o produtor do projeto, Daniel Guerrini, atualmente existe uma lacuna dos grandes compositores da Música Regional Brasileira que surgiram no início dos anos 1970 para os dias atuais. Renato Teixeira, Almir Sater, Rolando Boldrin, entre outros poucos que ganharam espaço nas mídias e gravadoras do país, já possuem carreiras e nomes estabelecidos. O projeto Quatro Cantos pretende justamente mostrar quatro talentos da nova geração de compositores, cantores e músicos desse gênero musical.

“Eles se encontraram em festivais, em shows públicos promovidos por Secretarias de Cultura e foi nascendo a ideia de se juntarem para mostrar somente músicas autorais”, conta o produtor.

Ele conta também que as músicas autorais do grupo têm grandes influências: desde a música-raiz de Tião Carreiro e Pardinho, passando por Pena Branca e Xavantinho, Elpídio dos Santos, Adauto Santos, Almir Sater e Renato Teixeira, que são a eterna fonte da Música Regional Brasileira. “Além de artistas que não são muito divulgados Eudes Fraga, Paulo Feire, Ivan Vilela, Levi Ramiro, entre tantos outros escondidos pelo Brasil afora”, complementa.

Esta é a primeira vez que se apresentam em Araraquara e a segunda em São Carlos. “A expectativa é sempre a melhor possível. Todos estão se conversando, ensaiando para a grande estreia. Pois as músicas, para muitos, serão desconhecidas, mas falam direto no coração de quem as escuta. São canções que falam da nossa terra, nossa cultura, nosso povo e de maneira muito clara e emocionante. E só um espaço como o Sesc para fomentar um show de extrema importância, já que os espaços nas grandes mídias vêm diminuindo consideravelmente nos últimos tempos. Será uma noite especial, com certeza”, espera o produtor.

Daniel adianta que o público pode esperar um show completo e com foco nas raízes. “O público pode esperar um show carregado de identificação. Identificação essa de ser brasileiro, de através da música, dos causos, das estórias e histórias, se reconhecer enquanto ator social e cultural, da possibilidade de sempre acreditar no poder transformador da cultura, de que vale divulgar os mais profundos valores, aqueles que não são de hoje, mas percorreram a terra batida e o asfalto, mas nunca devem ser esquecidos. Vai ser um show muito emocionante”. 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais antigas
Mais novos Mais Votados
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
Iris Márcia Gouveia
Iris Márcia Gouveia
11 anos atrás

Vocês são feras!

0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x