3 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Renomado artista plástico Ernesto Lia faleceu aos 79 anos

Renomado artista plástico Ernesto Lia faleceu aos 79 anos

27/12/2019 00h05 - Atualizado há 5 anos Publicado por: Redação
Renomado artista plástico Ernesto Lia faleceu aos 79 anos Foto: Divulgação / Câmara Municipal de Araraquara

O artista plástico Ernesto Lia, aos 79 anos, morreu na manhã de sexta-feira (6), em uma casa de repouso. Ele teve complicações após um procedimento cirúrgico. Reconhecido internacionalmente, Ernesto Lia nasceu em Araraquara é filho do italiano José Lia e da brasileira Paschoalina de Lucca e cresceu em uma família com 11 irmãos. Em 1980, ele recebeu o título de cidadão honorário de São Carlos, da Câmara Municipal. Ernesto tinha vários amigos em São Carlos.
Ernesto era membro da Academia Brasileira de Belas Artes, do Le Centre International DArt Contemporain Paris e da Accademia Mondiale degli Artísti e Professionisti da Accademia Tiberiana de Roma. Graduou-se em 1956 pela extinta Escola de Belas Artes de Araraquara. Fez estágio no ateliê do pintor italiano Gaetano De Gennaro, em São Paulo, onde se aperfeiçoou em portraits. Em 1959, recebeu a Grande Medalha de Ouro da Associação dos Artistas Unidos do Brasil por seu reconhecimento dentro da arte brasileira com a tela em pastel “Gabriela Cravo e Canela”.
Ao longo de sua carreira, foi premiado e obteve nomeações e outorgas em várias localidades nacionais e internacionais, incluindo a nomeação como “Membro do Grand Prieuré do Brasil e Suíça”, a “Gold Great Master Medal” Curtis Hixon Convention Center, “Grande Médaille Dor” Exposition Dart Contemporain Nice e “A Medalha Grande de Ouro” 1ª Mostra de Arte Contemporânea Brasileira Expofair Lisboa.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x