4 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Robertinho Mori prevê melhorias para a Cultura

Robertinho Mori prevê melhorias para a Cultura

19/12/2013 22h55 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Robertinho Mori prevê melhorias para a Cultura

O coordenador de Artes e Cultura, Robertinho Mori, falou na tarde desta quinta-feira (19), sobre o Plano Municipal de Cultura (PMC), aprovado em sessão extraordinária na última segunda-feira (16), e que tem por objetivo servir, no período de dez anos, de instrumento de articulação, gestão, informação, formação e promoção de políticas públicas na área cultural com participação e controle da sociedade civil.

 

Robertinho explicou que o PMC contempla cinco eixos, o “Papel do Estado – consolidar a execução de políticas públicas para cultura”, a “Diversidade Cultural – proteger e promover as artes e expressões culturais, registro e mapeamento do patrimônio cultural e imaterial”, o “Acesso à Cultura – acesso dos sãocarlenses à arte e cultura: criação, fruição, difusão, circulação e consumo. Ampliação e qualificação de espaços culturais para a formação e fruição de público”, o “Desenvolvimento Socioeconômico – ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico. Mecanismos de fomento e financiamento”, e a “Participação Social – construir mecanismos de participação da sociedade civil. Ampliar o diálogo com os agentes culturais e criadores”.

Segundo Mori, a aprovação do Plano Municipal de Cultura (PMC) credencia o município de São Carlos a pleitear verbas estaduais e federais para o segmento, além de permitir agilidade nos processos de convênios de recursos do Governo Federal com as cidades e também nas parcerias com o Governo do Estado.

Ele falou ainda sobre o desafio de assumir a pasta. “Em fevereiro assumí a Divisão de Ação Cultura e em meados de outubro, fui convidado pelo prefeito para assumir interinamente a Coordenadoria de Artes e Cultura. Recebi o convite com entusiasmo e satisfação. Fiquei emocionado e grato pelo convite do senhor prefeito Paulo Altomani. Assim como estive, durante 12 anos, na Câmara Municipal trabalhando com afinco, quero também contribuir para o desenvolvimento da Coordenadoria de Artes e Cultura, com fomento principalmente à cultura”, ressaltou.

Robertinho falou das melhorias previstas para acontecer na área cultural do município. “Estamos buscando trabalhar no sentido da criação da Secretaria de Artes e Cultura. Não é o nosso foco, mas é uma forma de consolidar o trabalho da Coordenadoria, com a real condição de estar funcionando como secretaria. Para 2014, projetamos fortalecer os cursos, oficinas e festivais na cidade, a construção do Parque das Artes ‘José Sidney Leandro’, um projeto que já está aprovado, possui local definido para construção e foi orçado em aproximadamente R$ 3 milhões. Porém, estamos buscando parcerias com os governos Estadual e Federal, através de emendas parlamentares ou convênios, assim como parcerias com a iniciativa privada. O Parque das Artes irá atender todas as manifestações artísticas, como escola de música, artes plásticas, artes cênicas e literatura, e tem por objetivo tornar a cidade de São Carlos referência, a exemplo de outros centros como Tatuí, Campos do Jordão e Itu. Todas essas melhorias vão de encontro com o pedido do prefeito Paulo Altomani, que solicitou a maior atenção possível para a cultura na cidade”, explicou Mori.

Dentro das projeções de melhoria, Robertinho pontuou também a restauração da casa do Ronald Golias, que está abandonada. “Temos a intenção de restaurar a casa do sãocarlense Ronald Golias e também promover a “Semana Ronald Golias”, no mês em que o humorista completaria 85 anos, se estivesse vivo. Será uma forma de homenagear e reconhecer o artista, promover o comércio local, pois a casa está localizada na Rua Geminiano Costa, área central da cidade, cercada de comércio, além de promover o turismo na cidade, uma vez que o humorista é conhecido nacionalmente e isso atrairá visitantes”, disse Robertinho.

 

Para finalizar, o coordenador agradeceu o apoio da prefeitura municipal e desejou Boas Festas à todos. “São Carlos é uma cidade com um número de PhDs  e de pessoas sensíveis à arte muito grande, e isso faz com que o desafio de trabalhar com a cultura seja maior ainda. Aproveito a oportunidade para desejar a todos os sãocarlenses, uma mensagem de fé, prosperidade, paz, saúde e esperança. Quero dizer que, na administração pública, existem muitas pessoas trabalhando com o intuito de construir cada vez mais uma cidade melhor, no sentido de ter uma cidade mais pujante e mais atrativa. Desejo Boas Festas e que em 2014 possamos avançar ainda mais”, finalizou.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x