Português de nascimento, paulistano por adoção

São-carlense “de coração” lança livro após percorrer 23 mil kms

Nino já caminhou por 23 mil quilômetros por várias trilhas em vários continentes do planeta/Divulgação

Albino Soares Pinto Carneiro. Ou apenas Nino Carneiro. Nasceu em Portugal, mas em 1977 mudou-se para o Brasil e passou a residir em São Paulo. Mas em 2002, optou por fincar raízes em São Carlos, cidade a qual se apaixonou.

Quando trabalhava, foi por 12 anos gerente comercial da Agrindus (Leite Letti). Porém, uma grave doença fez com que se aposentasse por invalidez. Foi acometido pelo câncer da próstata, com três retornos da enfermidade.

Porém, Nino encontrou nas caminhadas um novo estilo e motivo para viver. Desde então, já caminhou por 23 mil quilômetros por várias trilhas em vários continentes do planeta.

Para deixar para a posteridade a sua opção de vida, irá lançar um livro sobre suas aventuras. Intitulado “Caminhos que Contam Histórias”, Nino irá lançar o seu livro no dia 23 deste mês, sábado, às 15h, no Cemac, na rua São Paulo, 745, centro de São Carlos.

Nino faz caminhadas desde 2011 e fez os caminhos mais importantes do Brasil, como o Caminho da Fé – 450km, Caravagio/RS – 400km, Caminho Nhá Chica/MG – 540 km.

Na Espanha, os Caminhos de Santiago de Compostela: português – 204 km, Francês – 800 km, Caminho do Norte – 450 km, Caminho Primitivo, 320 km. Na França, o Caminho Piemonte – 316km.

Nos Emirados Árabes, fez a trilha do Parque Estadual de Dubai – 23 km.

Pelos arredores de São Carlos, fez todas as trilhas de Ibaté, Analândia, Água Vermelha, Santa Eudóxia, Itirapina, Brotas, São Pedro e Morro do Fogão.

Nino destaca o seu recorde de 10 0km em 25 horas, sem parar, feito no último dia 13 de maio – dia de Nossa Senhora de Fátima. Trecho que liga: São Carlos – Ibaté – Água Vermelha – Santa Eudóxia – Usina Ipiranga – Represa do 29 – Babilônia – Tangará – Catedral.

Incentivo a quem quer caminhar

Na contracapa do seu livro, Nino faz um desafio àqueles que tem desejo em caminhar, reproduzido abaixo:

Opção final

E se caminhar fosse também uma forma de curar?

Foi assim que nasceu Caminhos que contam histórias — de uma conversa entre um peregrino e uma jornalista, durante um almoço em família.

Naquele dia, Nino compartilhava suas vivências no Caminho de Santiago: os desafios enfrentados, as conquistas celebradas e os aprendizados que o ajudaram a lidar com sua maior jornada — a luta contra o câncer.

Com escuta atenta e olhar sensível, Naná sugeriu: por que não transformar tudo isso em um livro?

Acreditando no poder curativo das histórias, os dois marcaram um café com prosa — e a ideia ganhou vida. Vieram novos encontros, revisões, trocas e até uma caminhada na natureza, para vivenciarem, lado a lado, os efeitos transformadores do movimento.

Com o tempo, perceberam que este livro não era apenas sobre quilômetros percorridos, mas sobre caminhos internos. É uma obra sobre coragem, fé, reinvenção e presença. Um convite para quem busca inspiração, bem-estar e sentido na vida.

Vamos juntos dar o primeiro passo?”

Compartilhe:

Recomendamos para você

Na telinha
AE Na madrugada desta terça-feira, 3, o gramado do BBB 26 foi palco de diversas […]
Há 1 hora
APOSTAS
Fundada em 2015, empresa tem escritório em Malta e é responsável por um dos principais jogos da atualidade; Confira todos os detalhes
Há 3 horas
Na telinha
Sabrina Legramandi/AE Um dos shows mais aguardados da década, a apresentação que marca o retorno […]
Há 3 horas