27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > São Carlos está na rota das 100 cidades que receberão a Seda

São Carlos está na rota das 100 cidades que receberão a Seda

27/06/2013 21h40 - Atualizado há 11 anos Publicado por: Redação
São Carlos está na rota das 100 cidades que receberão a Seda

O mês de julho reserva muitas novidades culturais para São Carlos e uma delas é o projeto Seda que acontece de 1º a 7 de julho e irá receber uma programação ampla que conecta o audiovisual com as diferentes linguagens artísticas.

 

A Seda é um festival integrado de cinema, articulado pelo Circuito Fora do Eixo em cerca de 100 cidades do Brasil e da América Latina. A programação é composta por oficinas de realização audiovisual, mostras de produções cinematográficas independentes e pós-TV que são debates transmitidos ao vivo, com temas como políticas públicas para a cultura em geral.

O gestor de mídia da Casa Fora do Eixo e coordenador da Seda, Eduardo Porto, fala sobre o projeto e a temática deste ano. “A Seda é um festival integrado no país todo no qual o tema abordado é decidido entre os que constroem o festival. Esse ano o conceito foi mais voltado ao multimídia, pensando na intersecção do audiovisual com diversas linguagens. Em São Carlos a programação foi construída com parceiros da cidade e lugares que gostaríamos de ocupar com atividades. Toda ela foi pensada em cima dessas parcerias”.

A edição de 2013 atualiza seu conceito, ampliando as atividades e intersecção para com as linguagens artísticas como também, dinâmicas de conexões entre ambientes transmidiáticos diversificados, utilizando inúmeras ferramentas da Internet, de onde emergem os novos formatos de comunicação.

Como o festival acontece justamente em um momento em que o país passa por dias decisivos para seu futuro onde estão ocorrendo inúmeros protestos por todos os lados, a Seda também irá abordar o tema. “Não poderíamos ficar de fora do contexto atual do país e do mundo. Teremos transmissões ao vivo que abordarão temas como o mídia-livrismo e como a imprensa livre tem sido uma ferramenta forte para as mobilizações, além de conversas livres, questões de reforma na comunicação e na política. Também teremos a exibição de um documentário sobre uma revolta popular no México, iniciada com professores de uma cidade e que se espalhou pelo país inteiro”, conta o coordenador.

Em 2013, a Seda amplia as atividades e intersecção para com as linguagens artísticas como também dinâmicas de conexões entre ambientes trans midiáticos diversificados, utilizando de inúmeras ferramentas da Internet, de onde emergem os novos formatos de comunicação.

O projeto auxilia na produção artística do setor audiovisual, a circulação de profissionais, obras e tecnologias, bem como a formação de novos agentes culturais, buscando a articulação entre os setores dessa linguagem. Porto ressalta que o audiovisual não tem limites.

“É possível construir cenas artísticas e roteiros com inúmeras possibilidades de informação. No contexto atual, ele tem grande importância nos registros dos fatos nas manifestações, e também tem sido usado para transmissão em tempo real do que esta acontecendo”.

A programação será divulgada ao longo da semana nas publicações do jornal Primeira Página.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x