7 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Semana de Fotografia conta com palestra e exposição de Gal Oppido

Semana de Fotografia conta com palestra e exposição de Gal Oppido

06/11/2014 20h15 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Semana de Fotografia conta com palestra e exposição de Gal Oppido

O evento promovido pela Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda iniciou as atividades no dia 5 e elas se encerram em 9 de novembro e contará com workshops e palestras gratuitas com importantes nomes da fotografia brasileira 

A semana tem como objetivo promover o conhecimento e difundir as variadas possibilidades da produção fotográfica brasileira para a comunidade de São Carlos e região, o evento busca também estimular o aprimoramento de fotógrafos amadores e profissionais. 

Abrindo a programação, o fotógrafo-ensaísta Gal Oppido coordenou o Workshop: Luz Marginal Procura Corpo Vago. Partindo da ideia de que a luz é construtora de imagens, Gal Oppido apresentou parte de seu trabalho e compartilhou seu processo de criação, com o objetivo de promover a discussão sobre a articulação de forma e conteúdo na linguagem fotográfica e refletir sobre as variações de percepção da luz em suas diversas.

No fim da noite foi realizada a abertura da Exposição Corpo Vago, composta por 9 painéis com fotografias produzidas no último ano por Oppido, onde se percebe um olhar particular sobre o ser humano. O premiado fotógrafo utiliza diferentes tipos de fontes de luz, que denomina como “marginais”, e enquadramentos variados, para refletir sobre a complexidade do ser.  

Gal Oppido teve trabalhos expostos em instituições como MIS, MAM, Instituto Cultural Itaú, MASP, Pinacoteca do Estado e Instituto Moreira Salles e em países como França, Alemanha, Estados Unidos e Holanda. Realizou, em 2011, as exposições “Antífona”, no Museu Afro Brasil, e “São Paulo Mon Amour”, em Paris. Recebeu o prêmio APCA de Melhor Fotógrafo pelo conjunto da obra em 1991.

No dia 6, às 19h, a diretora de fotografia Kátia Coelho coordena o Workshop: A Captação da Imagem no Cinema Digital. A atividade irá discutir a direção de fotografia no processo de construção da linguagem audiovisual e a multiplicação dos formatos de captação, do filme ao formato digital.

Coelho recebeu mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais. Desses prêmios, quatro foram em Gramado, sendo o último com o longa-metragem “Corpos Celestes” de Fernando Severo e Marcos Jorge. Fotografou o longa metragem “Tônica Dominante” de Lina Chamie e recebeu pelo filme o prêmio Kodak Vision Award – Woman in Film em Los Angeles além do prestigioso APCA. Dirigiu também a fotografia de “A Via Láctea” filme que representou o Brasil no Festival de Cannes em 2007.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x