12 de Maio de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Senac e Fesc promovem exposição de bijuterias

Senac e Fesc promovem exposição de bijuterias

01/10/2014 13h44 - Atualizado há 10 anos Publicado por: Redação
Senac e Fesc promovem exposição de bijuterias

O Senac São Carlos em parceria com a Fundação Educacional São Carlos (Fesc) promoveram no dia 29 de setembro, uma exposição dos alunos do curso gratuito Confeccionador de Bijuterias. A mostra reuniu cerca de 100 peças desenvolvidas pelos alunos durante as aulas e teve como objetivo incentivar e valorizar o trabalho artesanal e empreendedor. A exposição foi gratuita e aberta ao público e aconteceu no Campus II da FESC.

A exposição apresentou desde peças sustentáveis como as biojoias, peças com miçangas de papel e papel machê e peças com malhas; além das peças clássicas, como o tradicional colar de pérolas e o uso da cerâmica plástica, material pouco conhecido, mas que proporcionou bons resultados a um baixo custo. Os alunos utilizaram também outras técnicas artesanais, como o crochê, o fuxico, o trançado com malha, o courinho e o macramê para compor peças mais contemporâneas, como as famosas shambalas. Roupas customizadas com os estilosos e modernos spikes também fizeram parte da mostra.

“A criatividade permeou praticamente todos os momentos do curso e os alunos tiveram oportunidade de aprender outras maneiras do fazer moda, usando as próprias experiências e agregando outros conhecimentos e olhares às tendências atuais” conta a docente Patricia Scarabel.

É a primeira vez que a aluna Rita de Cássia Gonçalves fez um curso que utiliza técnicas artesanais. “Gostei muito, me identifiquei com a área e quero seguir fazendo mais cursos e me aperfeiçoando”, comenta. Todas as peças produzidas durante o curso, ela fez fotos e publicou em seu Facebook. “Há muitos elogios, todas foram bem aceitas. Quero fazer mais e vender”.

 

Mais uma turma gratuita

Devido à grande procura e sucesso do curso, o Senac São Carlos oferece novamente mais uma turma gratuita do curso de Confeccionador de Bijuterias. Com 160 horas de duração e início em 13 de outubro, o curso capacita o aluno para criar, montar e comercializar bijuterias utilizando materiais, técnicas e acabamento diversificados, atribuindo à peça diferencial estético e em sintonia com as tendências de moda a fim de atender às necessidades do mercado, de maneira sustentável em relação ao negócio e ao meio ambiente.

De acordo com a docente Patricia Scarabel, o profissional formado neste curso estará apto a definir o público-alvo, pesquisando suas necessidades atuais e as tendências que melhor se adaptam a eles para produzir peças adequadas a ele. “Ele irá adquirir conhecimentos para escolher os materiais adequados às peças, desenhar a coleção, determinar o custo das peças, realizar montagem, organizar mostruários, além de desenvolver atitudes empreendedoras”, explica. 

Durante as aulas, os alunos também aprendem a comprometer-se profissionalmente de forma sustentável, considerando os princípios do empreendedorismo, da ética, da cidadania e da qualidade de vida. “São analisadas as potencialidades e os aspectos a serem melhorados, a fim de favorecer a autoestima e torná-la compatível com as exigências do desempenho profissional no mundo do trabalho. O grande diferencial do curso é o desenvolvimento de atitudes empreendedoras”, comenta o gerente do Senac São Carlos, Jurandir Santos.

Para Patricia, o mercado de bijuterias é promissor, pelo simples fato de as consumidoras manterem forte ligação emocional com as peças. “A bijuteria é quase um item obrigatório em qualquer produção. O que antes era um coadjuvante, um complemento de um visual, hoje é, muitas vezes, personagem principal de uma produção. O acessório passou a ser o elemento transformador da moda, dando o tom do visual, sem falar nas inúmeras possibilidades de seu uso, como na customização de bolsas e calçados, moda praia, lingerie, entre outros”.

Para se tornar um confeccionador de bijuterias não é preciso muito. O negócio não exige altos investimentos, nem tecnologias sofisticadas.

Os interessados em participar do curso devem fazer a inscrição pelo site www.sp.senac.br/bolsasaocarlos. É necessário ter 16 anos completos e estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental e renda familiar per capita de até dois salários-mínimos federais (R$ 1.448). Alunos matriculados no Senac podem solicitar uma bolsa de estudos desde que o pedido não seja para um curso igual ou no mesmo período da turma em andamento. A documentação para matrícula deve ser apresentada em uma unidade da instituição, ou pelos Correios (cópias). As inscrições já podem ser realizadas no portal do Senac (www.sp.senac.br/bolsasdeestudo) e encerram-se cinco dias úteis antes da data de início dos cursos, ou quando as turmas atingirem a relação de três candidatos por vaga; o que ocorrer primeiro.

 

Serviço

Confeccionador de Bijuterias

Data: de 13 de outubro a 9 de dezembro

Horário: das 13h30 às 17h30; de segunda a sexta-feira

Local: FESC Campus II

Endereço: Rua Itália, 756 – Vila Prado

Inscrições: Senac São Carlos 

Endereço: Rua Episcopal, 700 – Centro

Informações: (16) 2107-1055

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x