1 de Julho de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Sesc traz no projeto Em Concerto o Duo Graffiti

Sesc traz no projeto Em Concerto o Duo Graffiti

08/06/2017 11h42 - Atualizado há 7 anos Publicado por: Redação
Sesc traz no projeto Em Concerto o Duo Graffiti

A combinação entre flauta e marimba é algo original. A percussão de teclado (marimba) é um contraponto rítmico e um acompanhamento alentador para a flauta. Em comum, os dois instrumentos compartilham a delicadeza sonora. É esse encontro pouco usual que a série “Em Concerto” promove nesta apresentação, em que convida o Duo Graffiti, nesta quinta-feira, 8, às 20h, no Sesc São Carlos. O grupo é formado por Cassia Carrascoza e Ricardo Bologna, músicos de intensa atividade e profissionais reconhecidos nacionalmente. Cássia é primeira flauta da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e da Orquestra Jazz Sinfônica. Já o percussionista Ricardo Bologna é timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), regente, professor da Universidade de São Paulo e diretor artístico do grupo Percorso Ensemble. Em 2010, o Duo Graffiti lançou seu único CD, “Fronteiras”, no qual explora a música brasileira e argentina. 

Esse concerto é focado em obras dos séculos XX e XXI, indo do início da modernidade até a música contemporânea. O Duo Graffiti Inicia com Heitor Villa-Lobos, compositor homenageado nesta temporada pelos seus 130 anos de nascimento e sua importância para a música brasileira. Em arranjo de Ricardo Bologna, ouviremos a conhecida “Ária” das Bachianas brasileiras n.5. Na sequência, Claude Debussy, compositor que exerceu enorme influência na primeira fase composicional de Villa-Lobos. Syrinx é uma pequena peça para flauta solo, de cerca de três minutos de duração, que no entanto tem uma importância enorme para o repertório moderno da flauta, sendo repertório indispensável de qualquer flautista solista. Ela dá ao instrumentista um espaço generoso para demonstrar tanto sua destreza técnica como sua sensibilidade musical. Escrita em 1984 para o percussionista norte-americano William Moersch, After Syrinx 2, para marimba solo, é a segunda de uma série de obras que Richard Rodney Bennett compôs com base na peça Syrinx de Debussy. O compositor inglês desenvolveu a maior parte da carreira nos Estados Unidos, escrevendo música para filmes, TV e peças de concerto, além de se apresentar como pianista de jazz. 

John Cage foi uma das figuras-chave das vanguardas artísticas do século XX. Norte-americano, notabilizou-se como escritor, teórico musical e sobretudo compositor, sendo pioneiro em práticas como a música aleatória, o happening e a exploração do silêncio na música. Dele o Duo Graffiti interpreta duas peças: Music for two e Seis melodias para violino e piano. Figures in a landscape é uma peça original para flauta e marimba escrita pelo compositor e pianista sul africano Peter Klatzow. O concerto se encerra com Pretensioso, de Edmundo Villani-Côrtes. O compositor mineiro, que mistura com naturalidade elementos da música popular na música de concerto, é um dos autores brasileiros vivos mais executados no país. Originalmente escrita para violão e flauta, foi adaptada pelo próprio compositor para a formação de marimba e flauta.

Serviço:

Data: Dia 8 de junho, quinta-feira.

Horário: 20h.

Ingressos: GRÁTIS.

Local: Unidade São Carlos – Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni – São Carlos – SP

Mais informações pelo telefone: 3373-2333 

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x