27 de Abril de 2024

Dólar

Euro

Cultura

Jornal Primeira Página > Notícias > Cultura > Teatro recebe exposição Pictoperformance

Teatro recebe exposição Pictoperformance

16/05/2012 22h30 - Atualizado há 12 anos Publicado por: Redação
Teatro recebe exposição Pictoperformance

Está exposto no Teatro Municipal o primeiro projeto de curadoria selecionado pelo 8º Chamamento Público para Projetos Expositivos de Artes Visuais, o “Pictoperformance: narrativas pictóricas poéticas” com obras do artista Sechi e curadoria de Renê Mainardi, ambos de Rio Claro (SP).

A exposição Pictperformance aborda o processo de criação do artista a partir de suas próprias vivências de apresentações de performance enquanto elemento estético. Partindo disso, o artista utiliza-se dos registros fotográficos para a produção de estêncil (técnica usada para aplicar um desenho ou ilustração) de suas ações e transporta-os para o suporte da tinta sobre tela.

O conjunto de telas apresentado é resultado de diversas apresentações performáticas feitas durante toda a trajetória artística do performer dentro da linguagem de autorretrato e cartografia corporal.

A proposta da exposição é agregar valores estéticos e apresentar ao público novas possibilidades técnicas e estéticas da narrativa visual, permitindo assim a aproximação com a arte contemporânea dentro do conceito da subjetividade no processo criativo do artista, aproximando-o do público através das intervenções estéticas do suporte plástico/visual numa tentativa de identificação do espectador com a trajetória performática e a ação estética do artista em seu auto-retrato.

A pictoperformance é uma proposta de ação performática criada para o suporte pintura, seguindo os mesmos princípios da foto ou vídeoperformance, sendo também documentos fotográficos de performances manipulados digitalmente, recombinados, resignificados e transformados em estêncil para uso sobre telas e painéis.

Dentro da proposta da exposição haverá ações diretas e de aproximação do processo criativo do artista junto ao público com atividades e oficinas. A primeira oficina, Estêncil com Sechi, será no dia 8 de julho das 10h às 19h, no Teatro Municipal. O objetivo é proporcionar aos participantes a produção desde a concepção, a construção e execução do estêncil como ferramenta de produção plástica e propor a reflexão do autorretrato para a construção de um painel coletivo.

Já as visitas monitoradas poderão ser agendadas a partir de 6 de julho nos horários das 10h, 11h, 14h e16h. A visita é guiada pelo próprio artista com duração de 1 hora.

Recomendamos para você

Comentários

Assinar
Notificar de
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Exibir todos os comentários
0
Queremos sua opinião! Deixe um comentário.x